Tecnologia Social "Bacia Escola" é Premiada no ECOB 2024

O relato de experiência "Transposição da Tecnologia Social "Bacia Escola" da RH-I (Baía da Ilha Grande) para a RH-VII (Rio Dois Rios)" foi premiado como um dos melhores trabalhos apresentados durante o XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB RJ), realizado de 17 a 19 de abril na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho traz o histórico e resultados alcançados na evolução da #TecnologiaSocial Bacia Escola desde 2017 na Bacia Escola do Retiro (@baciaescolaretiro), localizada em Angra dos Reis/RJ na área de atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big), e sua transposição a partir de 2023 para a Bacia Escola da Barra de Santa Tereza em Bom Jardim/RJ, na área de atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (@cbhrio2rios).

Tecnologia social Bacia Escola foi apresentada na única mesa formada por mulheres que abordou a "Educação ambiental para a gestão dos recursos hídricos em contexto de crise climática".

Em Angra dos Reis, com atuação da comunidade local do bairro Retiro em articulação com o Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff) e instituições públicas, como o @saaeangra@apatamoios@cemaden.educacao e @defesacivilangra, foram realizadas mais de 80 atividades com 2.000 participações de professores, alunos e comunitários nos últimos 2 anos em atividades de educação ambiental e sustentabilidade. A  partir desta experiência exitosa, foi iniciada em 2023 a implantação da nova Bacia Escola da Barra de Santa Tereza no município de Bom Jardim/RJ, responsável por mais de 85% do abastecimento de água do distrito central. No município de Bom Jardim o projeto é conduzido pela @uffoficial em parceria com a Prefeitura de Bom Jardim (@prefeitura_bomjardim), EMATER-Rio (@emater.rio) e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza (@santabtereza), contando também com apoio de instituições parcerias.

Pôster da tecnologia social bacia Escola é apresentado durante o ECOB 2024.

Atualmente a tecnologia social Bacia Escola conta com estudantes bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão (@proexuff) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (@proaes) da Universidade Federal Fluminense. A partir do segundo semestre também será financiada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande. Trata-se de uma tecnologia social cadastrada pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (@tecnologiasocial.uff) e faz parte do seu Catálogo de Tecnologias Sociais.

Entrevista concedida durante o ECOB para apresentar a tecnologia social Bacia Escola.