Pular para o conteúdo principal

Saneamento



Esgotamento sanitário é um conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza.


  • Desafios relacionados à água
Através de oficinas participativas com os moradores do Retiro, a falta do tratamento do esgoto foi identificada como o maior desafio para a preservação das águas do bairro. A comunidade foi unânime ao identificar que este é o desafio mais grave, mais urgente e com maior tendência de piora ao longo do tempo no Retiro.

  • Quais são os problemas relacionados com a falta de tratamento de esgoto?
Quando não existe tratamento do esgoto, ou o tratamento é feito apenas por poucos imóveis, os problemas são sentidos por toda sociedade e natureza. Abaixo estão listados alguns destes problemas:
    • Proliferação de doenças: diarreia, amebíase, hepatite, cólera, disenteria, micoses, dentre outras;
    • Poluição dos córregos e do mar: os animais (peixes, moluscos, crustáceos, etc.) e as algas sofrem com a poluição do ecossistema e podem ser extintos localmente, isto é, desaparecer do Retiro;
    • Perda de balneabilidade da praia: se o esgoto sem tratamento é despejado nos córregos ele vai desaguar no mar. Com isso, a praia tende a ficar imprópria para banho e lazer;
    • Perdas no comércio e turismo: O que você acha? Um visitante vai preferir ir a uma praia limpa ou a uma praia suja? A resposta é fácil, não é mesmo?
    • Perda do valor dos imóveis: um ambiente limpo e com esgoto tratado valoriza toda a comunidade;
Os dados de balneabilidade de praias do INEA demostram que a partir de 2014 ocorreu uma piora nas condições de banho na praia do Retiro, o que pode ser relacionado com o lançamento de esgoto sem o devido tratamento.

  • E o que pode ser feito para melhorar esta realidade?

Uma solução possível passa pela instalação de biodigestores nas residências que ainda não apresentam sistema de tratamento de esgoto. Veja no vídeo abaixo como funciona e como instalar um biodigestor:

  • Entendi como os biodigestores funcionam... Será que eu preciso de um na minha casa?

Se a sua casa já possui algum sistema de tratamento de esgoto, como no sistema fossa-filtro-sumidouro, não é necessário instalar um biodigestor. Parabéns! Seu esgoto já está sendo tratado. Faça a manutenção periódica do seu sistema, que você já está ajudando sua comunidade e a natureza!
Agora se a sua casa não possui nenhum tratamento de esgoto e os resíduos do vaso sanitário (xixi e cocô) e da cozinha estão sendo lançados direto no córrego ou numa tubulação qualquer, você deve melhorar seu sistema de tratamento de esgoto. Desta forma você reduzirá os problemas da falta de saneamento identificados acima e será solidário com sua comunidade. Considere instalar um biodigestor em sua casa.

  • Mas qual é o preço de um biodigestor e da sua instalação?

Em um levantamento rápido na internet verificamos que o preço de um biodigestor de 1.300 litros pode chegar até R$ 3.000,00 + frete. Se contarmos com os materiais para sua instalação e a mão de obra, este custo pode chegar aos R$ 10.000,00 (dez mil reais) por casa.
De fato, tratar o esgoto não é algo barato. Mas caro mesmo é ter familiares e visitantes doentes, a praia imprópria para banho, o ecossistema poluído e sem vida, o comércio e o turismo impactados e os imóveis desvalorizados.
Em tempos de inflação e desemprego nas alturas e sabendo que este é um valor muito alto para muitos moradores, construímos coletivamente uma solução.

  • E qual é a solução possível?

A Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR) em conjunto com a o Instituto de Educação de Angra dos Reis/Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) fizeram um levantamento inicial sobre esse problema no bairro e construíram junto com alguns parceiros (AGEVAP/CBH-BIG, SAAE e FMMA) uma solução possível para amenizar a emissão de esgoto sem tratamento nos córregos e, consequentemente, na praia do Retiro. Os moradores que ainda não têm um sistema de tratamento em sua casa poderão receber tanto o sistema de tratamento de esgoto como a mão de obra de instalação. A Agência do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (AGEVAP/CBH-BIG)  já fez a aquisição dos biodigestores e assinou um Acordo de Cooperação Técnica (para acessar este ACT clique aqui) com o SAAE-Angra dos Reis, que se responsabilizou por realizar a instalação dos biodigestores e leitos de secagem do lodo, assim como de caixas de gordura nas residências que ainda não a possuem.

Funciona assim:
 
  • E como faço para manifestar interesse?

É simples, fácil e rápido. É só clicar e preencher o formulário abaixo. São só 3 perguntas: seu nome, telefone e endereço. Em até 48 h a Associação de Moradores da Praia do Retiro entrará em contato e agendará uma visita a sua casa.


  • Quais cuidados são necessários com o biodigestor?

    • O descarte do lodo deverá ser feito a cada 6 (seis) meses ou quando o biodigestor estiver saturado de lodo. Para realizar a retirada do lodo, basta abrir a válvula de descarte;
    • O esgoto proveniente da cozinha deve primeiramente passar por uma caixa de gordura antes de ser despejado no equipamento;
    • Evite lançar diretamente no sistema produtos de limpeza e desinfetantes, pois eles prejudicam a eficiência do biodigestor;
    • Não jogue no vaso sanitário materiais não degradáveis, como absorventes, preservativos (camisinhas) e embalagens plásticas que podem obstruir o sistema;
Acesse o site do fabricante (clique aqui) e o manual do biodigestor (clique aqui).

  • Como vamos saber se estes biodigestores estão realmente trazendo resultados?

Tão importante quanto instalar os biodigestores é demonstrar que todo este esforço e investimento está trazendo resultados! Um plano de monitoramento com coletas de amostras de água está sendo desenvolvido pelas instituições parceiras do projeto.
O IEAR/UFF realizará projetos de graduação e pós-graduação em parceria com as demais instituições para monitorar e avaliar os impactos socioambientais do projeto.