Bacia Escola do Retiro recebe atividade inédita do Comitê de Bacia Hidrográfica

Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big) finalizou o biênio 2021/2022 com atividades inéditas para promoção da gestão das águas, sustentabilidade e resiliência a desastres em seu território de atuação, que abrange os municípios de Angra dos Reis, Paraty e parte de Mangaratiba. A reunião plenária foi realizada no campus Retiro da Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis  (@iear_uff) , onde os presentes puderam vivenciar uma experiência diferenciada de interação e conhecimento.

O dia começou com uma visita de campo para conhecer a #TecnologiaSocial @baciaescolaretiro, apresentando alguns dos seus pontos de interesse, metodologia pedagógica de educação ambiental e relevantes resultados alcançados.

À beira mar os participantes puderam discutir os efeitos das mudanças climáticas na região da Baía da Ilha Grande.

Membros do CBH-BIG conhecem o sistema biodigestor para produção de biogás e biofertilizante.

Na sequência os participantes assistiram ao documentário "Bacia Escola - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade" recém produzido pela @tecnologiasocial.uff vinculada a Agência de Inovação da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da @uffoficial.

Durante a plenária, em importante deliberação, foi aprovada a aplicação de mais de R$ 2 milhões em 2024 para ampliação e integração de uma rede de monitoramento de chuvas, rios e captações de água visando reduzir os riscos de desastres na região, projetos de saneamento básico, educação ambiental e comunicação.

O CBH-BIG também foi apresentado ao projeto de elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos de Desastres de Angra dos Reis, que será iniciado no primeiro semestre de 2024 em parceria do @iear_uff com a @defesacivilangra e outras secretarias municipais a pedido do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da Secretaria Nacional de Periferias do @ministeriocidades do Governo Federal (@governodobrasil).