Universidades e institutos ampliam atividades na Bacia Escola do Retiro

Ao longo de 2023 houve um expressivo aumento na realização de trabalhos de campo na Bacia Escola do Retiro (@baciaescolaretiropor parte de universidades e institutos em atividades de ensino médio técnico, superior e pós-graduação. Em 2022 as atividades relacionadas ao ensino superior foram centradas nas atividades de graduação e pós-graduação do próprio Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff) através das disciplinas de Hidrologia e Biogeografia da Licenciatura em Geografia e de Gestão de Bacias Hidrográficas na Especialização em Gestão de Territórios e Saberes (TERESA).

Já em 2023 as atividades foram ampliadas e diversificadas com a participação de novas turmas de renomadas universidades e instituto federal. No primeiro semestre de 2023 alunos de licenciatura e bacharelado em Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC-Rio) realizaram um trabalho de campo visando ampliar os conhecimentos sobre os ecossistemas florestais, sua história ambiental e importância para o abastecimento de água nos mananciais da região hidrográfica da Baía da Ilha Grande.

Em julho turmas do CEFET dos campi Maracanã e Petrópolis estiveram em Angra dos Reis para conhecer a aplicação da tecnologia social Bacia Escola na promoção de resiliência a desastres, especialmente nas ações de educação para redução dos riscos de desastres associados às águas. Este também foi o enfoque dado ao trabalho de campo realizado na Bacia Escola do Retiro com a turma da disciplina de Gestão de Riscos de Desastres da pós-graduação TERESA da #UFFangra, que pode conhecer os equipamentos e a parceria institucional com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) através do projeto @cemaden.educacao além dos resultados dos cursos de formação ofertados pela Rede de Educação para Redução de Desastres (RED).

Em outubro a ênfase com os estudantes de licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense foi sobre o potencial de aplicação da #TecnologiaSocial Bacia Escola no ensino. Adotando o espaço da Bacia Escola como uma sala de aula a céu aberto, a turma foi apresentada à metodologia de envolvimento e evolução dos conhecimentos científicos e populares sobre o território do sistema hidrográfico do Retiro para a promoção de sua sustentabilidade. Os alunos puderam visitar o mais novo ponto de interesse (PDI)  da Bacia Escola formado pelo biodigestor que converte resíduos orgânicos, que geralmente são descartados no lixo comum, em biogás e biofertilizante para utilização na cozinha da moradia estudantil e aplicação nos cultivos agroecológicos do campus Retiro do IEAR/UFF.

As vivências de turmas de outras universidades e institutos de ensino na Bacia Escola ampliam o conhecimento sobre a tecnologia social, de modo a fomentar sua replicação em outras bacias hidrográficas. Além disso demonstra na prática e didaticamente uma forma de integrar o ensino-pesquisa-extensão de forma sistêmica pelas universidades.