Bacia Escola do Retiro integra a SNCT e a Agenda Acadêmica UFF

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) aconteceu entre os dias 14 e 20 de outubro de 2023 com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". A SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Integrada à SNCT a Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza a Agenda Acadêmica UFF de forma gratuita e aberta ao público com o objetivo de popularizar a ciência e aproximar a universidade da população a partir da apresentação dos seus projetos de ensino-pesquisa-extensão.

Em Angra dos Reis o Instituto de Educação de Angra dos Reis (@iear_uffrealizou duas atividades da SNCT integradas à tecnologia social Bacia Escola do Retiro: na terça feira os alunos do Centro de Ensino Integrado (@ceiparaty) participaram de uma aula de campo pelos principais pontos de interesse da Bacia Escola, incluindo o território sob gestão da APA Tamoios/INEA (@apatamoios), cujo representante destacou a importância socioambiental da unidade de conservação. Ao longo da manhã e tarde foram visitados os ecossistemas de praia e fragmentos florestais de Mata Atlântica nas encostas da serra do Mar, o pluviômetro do CEMADEN (@cemaden.educacao), os sistemas de abastecimento de água e os novos sistemas de tratamento de esgoto instalados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (@saaeangra) com o apoio do IEAR/UFF, Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big) e Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR). O plantio de muda de árvore também foi realizado na área destinada aos sistemas agroecológicos no campus da UFF no bairro Retiro.

Já na quarta feira o evento "UFF na Praça", realizada na praça Amaral Peixoto no centro de Angra dos Reis, contou com a participação de aproximadamente 300 estudantes e mais de uma dezena de professores de escolas públicas e particulares da cidade, além do envolvimento de muitos professores, estudantes, técnicos e terceirizados da UFF em diversas exposições e projetos. No stand da tecnologia social Bacia Escola do Retiro o projeto foi presentado por alunas do IEAR/UFF com a realização de oficinas, experimentos, exibição de  cartazes explicativos, de equipamentos de saneamento e do protótipo da composteira caseira elaborada a partir de baldes reutilizados fornecidos pelo SAAE, que passará a ser replicada pelas escolas participantes das aulas passeio na Bacia Escola do Retiro.

A ampla e qualificada interação dos alunos e professores com a tecnologia social Bacia Escola do Retiro durante a SNCT 2023 apresentou grande aderência com o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". Diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são articulados com a tecnologia social Bacia Escola, tais como: ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, ODS 4 - Educação de qualidade, ODS 6 - Água potável e saneamento, ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima.