Tecnologia Social Bacia Escola é compartilhada no ENCOB 2023

Durante o XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado de 21 a 24 de Agosto em Natal/RN, a tecnologia social Bacia Escola foi apresentada e compartilhada com dezenas de participantes como um projeto de referência no território de atuação do  Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big). Juntamente com outros projetos apoiados pelo CBH-BIG, tais como o saneamento ecológico da aldeia Araponga do povo Guarani, promovido pelo @otssbocaina (parceria da Fórum de Comunidades Tradicionais e Fiocruz), e a implantação de biodigestores em comunidades costeiras da Paraty e Angra dos Reis, realizado pelas prefeituras municipais com instituições e comunidades parceiras, a tecnologia social Bacia Escola do Retiro  (@baciaescolaretirointegrou um conjunto de projetos que colocam o território da Baía da Ilha Grande como uma verdadeira incubadora de tecnologias sociais de promoção da sustentabilidade pelas águas.

Delegação representante do CBH-BIG durante o ENCOB 2023.

Na sessão de pôsteres o trabalho intitulado "Bacia Escola do Retiro: tecnologia social de promoção da educação ambiental e resiliência a desastres", de coautoria de membros do @iear_uff@saaeangra, Associação de Moradores da Praia do Retiro, @apatamoios e Defesa Civil de Angra dos Reis, fomentou o interesse dos estudantes e professoras do Centro Estadual de Educação Profissional Djanira Brasilino de Souza (@ceepdjaniraoficial). Durante o diálogo a turma pode aprender sobre a importância da ciência cidadã e da mobilização comunitária e escolar na promoção da sustentabilidade em bacias hidrográficas.

Colégio Estadual de Educação Profissional conhece a tecnologia social Bacia Escola.

Nas sessões orais, no espaço Integração pelas Águas estruturado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, os presentes participaram de rodadas de apresentações de projetos em saneamento e educação ambiental de CBHs fluminenses. Nestas rodadas a tecnologia social Bacia Escola teve seu histórico de envolvimento e evolução contado desde a sua origem em 2017 no bairro do Retiro em Angra dos Reis, passando pelos resultados de sua execução nas mais diversas frentes até atingir o seu atual estágio de maturação e replicação para a Bacia Escola da Barra de Santa Tereza (@baciaescolabj) no município de Bom Jardim, região Serrana do RJ.

Nas diferentes sessões foi reforçada a importância da articulação de uma rede institucional e a ecologia de saberes, isto é, a integração dos conhecimentos populares e tradicionais com os técnico-científicos, para promover a tecnologia social. Houve também interações por parte de membros de diversos CBHs buscando orientação e apoio para a replicação desta tecnologia social para seus territórios, além da leitura coletiva que a tecnologia social Bacia Escola tem evoluído como uma forma legítima e original de educação ambiental em ambientes escolares e comunitários.