Água, saúde e preservação ambiental são integrados em aula passeio na Bacia Escola do Retiro

A água é um recurso precioso que não apenas sustenta a vida, mas também está intrinsecamente ligada à saúde humana e ao equilíbrio do meio ambiente. Foi a partir desta relação que na manhã desta sexta feira, dia 11, foi realizada uma atividade de educação ambiental diferenciada com a turma do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santos Dumont, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis (SEJIN/PMAR) de Angra dos Reis/RJ (@prefeituraangra). A atividade foi coordenada por professores e estudantes dos cursos de Geografia e Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff - @uffoficial).

Turma da Escola Municipal Santos Dumont realiza aula passeio na Bacia Escola do Retiro.

A disponibilidade de água limpa e potável é essencial para a saúde da população. A ingestão e o contato com a água contaminada podem transmitir uma série de doenças, como cólera, hepatite, diarreia, leptospirose, dentre outras infecções. Para começar a discutir a importância do tratamento dos esgotos domésticos, a turma visitou o novo Ponto De Interesse (PDI) no campus da UFF que aborda o tratamento das águas e esgoto. Neste PDI os alunos conheceram o biodigestor, equipamento que trata o esgoto doméstico, assim como o ponto de coleta de óleo vegetal usado da campanha "Não jogue seu óleo pelo ralo", discutindo sobre os impactos sociais e ambientais do lançamento indevido do esgoto e do óleo vegetal no meio ambiente. Todos os materiais apresentados como instrumentos didáticos foram emprestados por instituições parceiras do projeto Bacia Escola do Retiro (@baciaescolaretiro), entre elas o SAAE-Angra dos Reis (Serviço Autônomo de Água e Esgoto - @saaeangrarj), o CBH-BIG (Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande - @cbh_big) e a CoopBrilho (@diskoleocostaverde).

O biodigestor e o ponto de coleta de óleo vegetal são recursos de conscientização para a preservação ambiental.

À beira mar, já inseridos no território da APA Tamoios (Área de Proteção Ambiental Tamoios - @apatamoios) após uma breve caminhada, os estudantes aprenderam sobre a relação das mudanças climáticas e as doenças de veiculação hídrica. "Como o aquecimento global, a subida do nível do mar e a ocorrência de eventos extremos de chuva podem impactar na saúde da população da nossa cidade?" foi a pergunta que orientou as explicações. Com o aumento da frequência de desastres relacionados com a água foi explicado para as crianças que neste cenário ocorrem contatos mais frequentes da população com as águas contaminadas das inundações, mais famílias vitimadas por deslizamentos de terra e aumento da proliferação de vetores biológicos, como os mosquitos transmissores de doenças. Mesmo diante destas complexas relações, as crianças compreenderam e trouxeram exemplos cotidianos de como estes desastres tem afetado suas famílias e pessoas conhecidas.

Turma discute à beira mar os impactos das mudanças climáticas na saúde da população.

Como os meses de inverno são geralmente marcados pela redução na oferta hídrica nos mananciais de abastecimento, em razão da diminuição das chuvas, a turma fez uma caminhada pela trilha para visitar o sistema de abastecimento de água da Vila, no bairro Retiro, para constatar de perto estas reduções nas vazões dos córregos. Durante o trajeto o operador do SAAE explicou sobre o funcionamento do sistema de captação, tratamento, reservação e distribuição de água do bairro, conscientizou sobre a importância de usar a água com responsabilidade, reduzindo desperdícios, e desfez alguns "mitos" comuns no imaginário dos cidadãos de Angra dos Reis que não condizem com as comprovações científicas, tais como: i) o falso julgamento que a água clorada não seria uma água boa para o consumo; 2) a falácia que toda água "da mina" é potável; e 3º) que a água pode até ficar branca de tanto cloro que é adicionada na água, o que não condiz com a verdade, sendo explicado pelo fenômeno de formação de minúsculas bolhas nas redes de distribuição.

Operador do SAAE conscientiza as crianças sobre o uso racional da água.

Para finalizar a atividade, o grupo improvisou um laboratório e, a partir de amostras de águas provenientes de rios do bairro da Japuíba e de um córrego do Retiro, analisou a qualidade das águas destes locais. A reação das águas destes rios com os reagentes do kit de análise de qualidade da água voltado para educação ambiental (@alfakitsc) deixou evidente aos olhos das crianças o elevado grau de poluição atualmente existente nos rios da Japuíba. Esta constatação foi corroborada pelo forte e desagradável odor percebido pelos estudantes nas áreas próximas aos rios poluídos do bairro da Japuíba, o que deixou evidente a necessidade de investimentos em sistemas de coleta e tratamento de esgotos para melhorar as condições destes importantes ecossistemas, pois a poluição da água tem sérios efeitos na saúde humana e na biodiversidade aquática.

Crianças analisam a qualidade de água dos rios e córregos de Angra dos Reis.

Esta aula passeio fez parte do projeto Bacia Escola do Retiro, coordenado pelo IEAR/UFF em parceria com a Associação de Moradores da Praia do Retiro, SAAE e APA Tamoios. Nos últimos doze meses contou com a participação de centenas de estudantes, professores e comunitário da região hidrográfica da Baía da Ilha Grande e de outros municípios e estados do país.