Transposição da tecnologia social Bacia Escola avança no município de Bom Jardim, região Serrana do RJ

Como parte da estratégia de avaliação da capacidade de transposição e ganho de escala da tecnologia social Bacia Escola, a implantação de uma nova Bacia Escola na Barra de Santa Tereza, município de Bom Jardim/RJ, avança na região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Definida como uma "tecnologia social que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres" com base na experiência na Bacia Escola do Retiro em Angra dos Reis/RJ, em maio de 2023 foi finalizada a primeira etapa do processo de transposição para o município serrano, com a conclusão do Curso de Formação de Educadores Ambientais: Bacia Escola e Sustentabilidade, registrado como um projeto de extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (@proexuff). O curso de formação foi organizado conjuntamente pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff), Prefeitura Municipal de Bom Jardim/RJ (@prefeitura_bomjardim), EMATER-Rio (@emater.rio) e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza.

Aula de campo do curso de formação na Bacia Escola da Barra de Santa Tereza, Bom Jardim/RJ.

O curso de formação contou com a participação majoritária de professores, lideranças comunitárias e técnicos ambientais do município de Bom Jardim e região e foi estruturado com aulas teóricas e práticas, além de uma aula de campo pela Bacia Escola da Barra de Santa Tereza, responsável por fornecer aproximadamente 90% da água que abastece o 1º distrito da cidade de Bom Jardim. Dois dos Projetos Coletivos de Sustentabilidade apresentados durante o seminário de conclusão do curso trataram diretamente da sustentabilidade deste importante manancial de abastecimento da cidade, abordando questões relativas à recuperação de suas nascentes e estruturação de atividades de educação ambiental. O curso foi finalizado com elevado número de cursistas concluintes (77 educadores ambientais) e avaliação de excelência na sua qualidade (nota 96 de um total de 100 e 100% de recomendação do curso), o que motivou o recebimento de uma moção de aplausos pela Câmara de Vereadores do município.

Cursistas durante o Seminário de Conclusão do Curso.

Comissão organizadora do curso recebe moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Bom Jardim.

O planejamento das próximas etapas de transposição da tecnologia social envolvem o início das aulas passeio de educação ambiental com as escolas municipais, a realização de um diagnóstico das águas, seguido pela construção de um plano de ação comunitário e a consolidação de uma estrutura de governança da Bacia Escola da Barra de Santa Tereza, inspirada no modelo do Núcleo Comunitário de Sustentabilidade da Bacia Escola do Retiro. Relevante destacar que tecnologia social Bacia Escola - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade está cadastrada pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (@tecnologiasocial.uff) e faz parte do seu Catálogo de Tecnologias Sociais.