Trabalhos sobre as Bacias Escolas de Angra dos Reis e Bom Jardim são apresentados no SIGABI 2023

Dois trabalhos relacionados com a tecnologia social Bacia Escola foram apresentados durante o 12º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (SIGABI), realizado em Três Rios/RJ no período de 11 a 13 de junho. O primeiro trabalho intitulado Bacia Escola do Retiro: Tecnologia Social e Educação Ambiental” trouxe o balanço das diversas atividades de educação ambiental realizadas no município de Angra dos Reis, com o envolvimento de centenas de estudantes, professores e comunitários em atividades como aulas passeios, trabalhos de campo e intercâmbios com a participação de instituições de diversos estados do país (veja aqui). Já o trabalho intitulado Curso de Formação de Educadores Ambientais: Bacia Escola e Sustentabilidade” fez um balanço do curso de formação recentemente concluído no município de Bom Jardim, região serrana do estado do Rio de Janeiro, que envolveu  mais de uma centena de educadores e avaliação de excelência pelos cursistas concluintes, que resultou numa moção de aplausos pela câmara de vereadores municipal. O curso de formação está inserido numa primeira etapa da transposição da tecnologia social de Angra dos Reis para o município de Bom Jardim, que passará a contar com sua própria bacia escola, a chamada Bacia Escola da Barra de Santa Tereza, responsável por cerca de 90% da água que abastece a região central do município serrano.

Bacia Escola é uma #TecnologiaSocial que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental e hidro-solidariedade,. A gestão deste território é realizada pelo Núcleo Comunitário de Sustentabilidade, que busca efetivar as atividades previstas no Plano de Ação Comunitário voltados para os maiores desafios socioambientais relacionados à água.

Os projetos contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (@proexuff) e da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense - @tecnologiasocial.uff) e são realizados por parcerias interinstitucionais: em Angra dos Reis pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (@iear_uff), Associação de Moradores da Praia do Retiro, Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Angra dos Reis (@saaeangrarj) e APA Tamoios/INEA (@apatamoios); no município de Bom Jardim pelo IEAR/UFF em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jardim/RJ (@prefeitura_bomjardim) através das secretarias de Educação e Meio Ambiente, EMATER-Rio (@emater.rio) e Associação de Moradores e Produtores Rurais da Barra de Santa Tereza.

O SIGABI é um evento voltado para alunos de graduação, especialização e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental, e tem como objetivos principais a divulgação dos resultados de pesquisas, o intercâmbio de ideias, a inserção de novos talentos na comunidade científica e a integração de profissionais, pesquisadores e estudantes engajados na conservação dos recursos naturais, criando novos laços profissionais e/ou fortalecendo parcerias.  Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas no site https://www.even3.com.br/12sigabi/.

Aluna de Geografia do IEAR/UFF apresenta os trabalhos da Bacia Escola do Retiro e do Curso de Formação de Educadores Ambientais no SIGABI em Três Rios/RJ.