A Bacia Escola do Retiro como espaço de formação de professores

Na última semana a Bacia Escola do Retiro foi utilizada como um importante espaço de formação de futuros e atuais professores da rede pública. Através de uma parceria do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) com a Secretaria Municipal de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis (SEJIN/PMAR), foram realizadas atividades de grande importância na formação de licenciandos em Geografia da UFF e de cooperação com os coordenadores pedagógicos da SEJIN/PMAR.

Coordenadores da SEJIN/PMAR conhecem o campus da UFF e o projeto Bacia Escola do Retiro.

Na terça e quinta-feira, dias 27 e 29 de junho, as turmas do curso de licenciatura em Geografia do IEAR/UFF prepararam duas Feiras de Ciências para abordar temas relacionados à Hidrologia (estudo das águas) e Geomorfologia Continental (estudo do relevo). Nestas Feiras de Ciências os licenciandos (futuros professores) da UFF receberam as turmas do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Frei João Moreira, do bairro Enseada, e interagiram através de metodologias ativas de ensino, tais como: exposições, jogos, aulas passeio, experiências, maquetes e dinâmicas. Metodologias ativas de ensino são abordagens pedagógicas que têm como objetivo principal promover a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem através de  atividades práticas com conexão com situações do mundo real.

Feira de Ciências abordou assuntos relativos à importância da conservação das águas.

A Geomorfologia estuda os processos de formação e evolução do relevo terrestre.

Outra importante atividade de cooperação foi realizada na manhã da quarta feira, dia 28, com a acolhida aos professores coordenadores pedagógicos da SEJIN/PMAR e apresentação da tecnologia social Bacia Escola. Na ocasião os coordenadores puderam descobrir o histórico de promoção e realizações da tecnologia social que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental, agroecologia e hidro-solidariedade. A ênfase do diálogo esteve no potencial de promover a formação continuada dos professores da rede municipal de Angra dos Reis adotando a Bacia Escola do Retiro como um espaço de ensino-aprendizagem. A partir da Bacia Escola do Retiro é possível discutir e compreender a complexidade do espaço de Angra dos Reis e promover sua sustentabilidade e resiliência a desastres. Temas como mudanças climáticas, subida do nível do mar, eventos extremos de chuva, histórico das populações tradicionais e de uso e ocupação do solo, saneamento básico, expressões artística, matemática, científica e de outras linguagens sobre a sustentabilidade e resiliência a desastres foram discutidos e vivenciados durante o intercâmbio de campo que seguiu uma sequência didática da praia do Retiro até a principal captação de água do bairro no interior do campus da UFF.

O casarão histórico do século XIX e os diversos ecossistemas são importantes recursos didáticos para a formação de educadores.