Parceria com CBH-BIG, SAAE e CoopBrilho viabiliza novo Ponto De Interesse (PDI) na Bacia Escola do Retiro

Na última semana foi formado um novo Ponto De Interesse (PDI) para visitação no campus da UFF (Universidade Federal Fluminense - @iear_uff) localizado na Bacia Escola do Retiro: trata-se do PDI de tratamento das águas e esgoto, que contempla um biodigestor, uma caixa de gordura, um recipiente de recolhimento de óleo vegetal usado da campanha "Não jogue seu óleo pelo ralo" e tubos que comparam as tubulações quando é feito o descarte correto e indevido do óleo vegetal usado. Todos os materiais são apresentados como instrumentos didáticos de orientação e educação e foram emprestados por instituições parceiras do projeto Bacia Escola do Retiro (@baciaescolaretiro), entre elas o SAAE-Angra dos Reis (Serviço Autônomo de Água e Esgoto - @saaeangrarj), o CBH-BIG (Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande - @cbh_big) e a CoopBrilho (@diskoleocostaverde).

Novo PDI foi estruturado com apoio do CBH-BIG, SAAE, CoopBrilho e UFF.

O PDI  será incorporado na próxima edição do Guia Didático da Bacia Escola do Retiro e agora faz parte do roteiro de aulas passeio, visitas técnicas e trabalhos de campo e também, que no último ano contaram com centenas de participações, especialmente de estudantes, professores e lideranças comunitárias de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. Neste novo PDI também está disponível o pôster (clique aqui) apresentado durante o 10º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (ECOB 2022), que apresenta a tecnologia social de saneamento com o uso de biodigestores originada na Bacia Escola do Retiro e que atualmente beneficia outras comunidades da Costa Verde fluminense, incluindo a Ilha Grande e Paraty.

Alunos do curso de licenciatura em Geografia da UFF conhecem o biodigestor.