Escola Municipal de Educação de Surdos realiza aula inédita na Bacia Escola do Retiro

Após um período de expectativa de quase um mês, na última terça-feira, dia 23, os alunos da Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES) de Angra dos Reis/RJ (@prefeituraangra), proporcionaram uma vivência inédita na Bacia Escola do Retiro  (@baciaescolaretiro). O grupo, formado por estudantes de diferentes anos do ensino fundamental e suas professoras, foi recebido pela equipe composta por professor e monitores do Instituto de Educação de Angra dos Reis (@iear_uff) da Universidade Federal Fluminense (@uffoficial).

O atendimento diferenciado ao grupo, mediado pela participação de intérpretes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), foi realizado com uma ampla abordagem, trabalhando conteúdos afins às discussões da atualidade, como a sustentabilidade socioambiental, o aquecimento global, a subida do nível do mar e os eventos extremos de chuva que afetam a região da Costa Verde. As crianças aprenderam se divertindo através de oficinas e visitas aos PDIs (Pontos De Interesse) mapeados na Bacia Escola do Retiro, como os equipamentos medidores de chuva (pluviômetros) do CEMADEN (@cemaden.educacao) voltados para a prevenção de desastres, que foram visitados seguindo uma sequência didática.

A partir desta atividade inédita com o grupo da EMES foi avaliado que, mediante a integração da equipe pedagógica especializada na educação de surdos, a aula passeio pela Bacia Escola do Retiro também se apresenta como relevante atividade formativa para os alunos que apresentam deficiência auditiva, contribuindo com a formação diferenciada desses cidadãos.