Tecnologia Social Bacia Escola do Retiro inspira projeto Escola Sustentável do CEAV

Na manhã desta 5ª feira, 16 de março, a turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Arthur Vargas (CEAV) em Angra dos Reis/RJ, participou de uma atividade especial na Bacia Escola do Retiro. A atividade foi além da tradicional aula passeio, com paradas e explicações em pontos de interesse seguindo uma sequência didática, e enfatizou, especialmente, na metodologia de construção de um território resiliente e sustentável, apresentando as boas práticas de gestão das águas em evolução na Bacia Escola do Retiro.

Os alunos do CEAV cursam a disciplina de Pesquisa e Intervenção e a proposta dialogada com a professora responsável, os alunos, a direção da unidade escolar e os membros do IEAR/UFF consiste em adaptar a tecnologia social Bacia Escola do Retiro no escopo da disciplina para promover a sustentabilidade no maior colégio do município de Angra dos Reis. Este projeto envolverá a geração de conhecimento e a mobilização da comunidade escolar por meio de ciência cidadã e educação ambiental a fim de estruturar um plano escolar de sustentabilidade e consolidar um coletivo de governança do projeto que seja democrático e representativo da comunidade escolar. Durante a roda de conversa com a turma também foram apresentadas perspectivas e formas de ingresso nas universidades públicas e os estudantes apresentaram as primeiras ideias de promoção da sustentabilidade no colégio.