Lideranças comunitárias realizam formação sobre saneamento na Bacia Escola do Retiro

Nesta quinta feira, dia 23, foi realizada na #BaciaEscola do Retiro (@baciaescolaretirouma ação formativa do #ProjetoRedes de educação ambiental sobre o saneamento nas comunidades da Costa Verde. A formação contou com a participação de lideranças comunitárias de Angra dos Reis e Mangaratiba, educadores do Projeto Redes, servidores da Petrobras, membros da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Angra dos Reis (@iear_uff) e técnico do SAAE-Angra dos Reis (@saaeangrarj). Durante a atividade foi apresentada a tecnologia social de saneamento em curso na comunidade do Retiro, desenvolvida em parceria entre a Associação de Moradores da Praia do Retiro, SAAE-Angra dos Reis, UFF e o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big), que abrange melhorias nos sistemas de abastecimento de água e tratamento dos esgotos.

Roda de conversa entre os participantes da formação no campus da UFF no bairro Retiro.

A Bacia Escola do Retiro no município de Angra dos Reis/RJ é o espaço originário desta tecnologia social inovadora na Costa Verde, que integra a melhoria da qualidade das águas com a mobilização comunitária, monitoramento ambiental, troca de saberes, governança e hidro-solidariedade. Através de um acordo estabelecido entre o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande através da @agevap, o SAAE-Angra dos Reis e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Paraty, a tecnologia social de saneamento está sendo adaptada em outras comunidades da Ilha Grande e Paraty com o apoio de de diversas instituições parceiras.

Instalação do biodigestor em uma residência para o tratamento do esgoto.

Tecnologias sociais são técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade e que buscam soluções para problemas sociais. (...) Essas tecnologias unem saber popular e organização social a conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida para gerar efetiva transformação social. Essas atividades devem atender a requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e reprodução e impacto social comprovado.

Técnico do SAAE apresenta melhorias no sistema de captação, tratamento e reservação de água.

A Bacia Escola do Retiro está cadastrada como uma Tecnologia Social pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (@tecnologiasocial.uff - @uffoficial) e faz parte do seu Catálogo de Tecnologias Sociais.

🚣🏾‍♀ O que é o Projeto Redes?

O Projeto Redes é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocruz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (@otssbocaina), do Fórum de Comunidades Tradicionais (@forumdecomunidadestradicionais), da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estadual Paulista. Resultado de uma condicionante exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, o Projeto Redes é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.