Bacia Escola do Retiro recebe a Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande

No último sábado, dia 11, os brigadistas e coordenadores da Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande foram recebidos na Bacia Escola do Retiro (@baciaescolaretiro) para uma aula passeio. Vindos diretamente do Abraão na Ilha Grande, os brigadistas chegaram à Bacia Escola pelo mar, aproveitando para exercitar as suas primeiras observações da paisagem. Já em terra firme, à beira mar, o grupo foi recebido pela equipe do @iear_uff responsável pela aula passeio, que inicialmente incluiu uma abordagem sobre a evolução do relevo na Costa Verde e as implicações na formação de um complexo sistema hidrográfico composto por milhares de bacias hidrográficas, geralmente pequenas e bastante íngremes com o predomínio da cobertura de Mata Atlântica em diferentes estágios sucessionais.

No interior do campus universitário da Universidade Federal Fluminense o grupo pode realizar experimentos de formação de nuvens e chuvas, observar os equipamentos medidores de chuva (pluviômetros) do CEMADEN (@cemaden.educacao) voltados para a prevenção de desastres e caminhar pela trilha em meio à floresta, conhecendo o relevante papel que as florestas bem conservadas possuem na infiltração da água no solo, redução da erosão, qualidade da água e regulação das vazões nos córregos. Por fim, a principal captação de água do bairro Retiro operada pelo SAAE (@saaeangrarj) foi visitada, possibilitando assim o conhecimento de todo o sistema de abastecimento de água, formado pela captação, sistema de cloração, reservação e rede de distribuição para as casas.