Tecnologia social de saneamento da Bacia Escola do Retiro no ECOB 2022

No dia 01 de dezembro a #TecnologiaSocial de saneamento desenvolvida na #BaciaEscola do Retiro foi apresentada no 10º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (ECOB), realizado em Vassouras/RJ. Neste evento foram apresentados projetos que contam com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big)Durante a sessão de apresentação do trabalho ocorreu grande interação com membros de outros Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Estado do RJ que vislumbraram a aplicação desta tecnologia em seus territórios. Na área de atuação do CBH-BIG além da comunidade do Retiro, as comunidades de Japariz e Praia Vermelha também no município de Angra dos Reis/RJ e a comunidade de Ponta Negra em Paraty/RJ estão sendo beneficiadas pela expansão deste projeto.

Membros do CBH-BIG e agência de bacia (AGEVAP) participantes do ECOB 2022 em Vassouras/RJ.

As atuais ações em desenvolvimento na Bacia Escola do Retiro envolvem a implantação do sistema de tratamento de esgotos por meio de biodigestores, ciência cidadã no monitoramento da qualidade das águas, vazões dos córregos e chuvas, cursos e aulas passeio de educação ambiental com escolas, universidades e comunidades e produção de guia didático para educadores a partir da integração do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (@iear_uff - @uffoficial), Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR) e SAAE (@saaeangrarj) e conta com a colaboração do CBH-BIG e outras instituições parceiras.

Apresentação da tecnologia social de saneamento da Bacia Escola no ECOB 2022.

Bacia Escola do Retiro é uma #TecnologiaSocial que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental, agroecologia e hidro-solidariedade, sendo este conceito desenvolvido em parceria com o @cemaden.educacao. A gestão deste território é realizada pelo Núcleo Comunitário de Sustentabilidade, com protagonismo dos comunitários representados pela Associação de Moradores da Praia do Retiro, que busca efetivar as atividades previstas no Plano de Ação Comunitário voltados para os maiores desafios socioambientais relacionados à água. A AGIR/UFF (Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense - @tecnologiasocial.uff) também apresenta a Bacia Escola do Retiro - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade como uma das tecnologias cadastrada em seu Catálogo de Tecnologias Sociais.

Para acessar o material apresentado no ECOB clique aqui para visualizar o pôster e clique aqui para documento do relato de experiência.