NCS da Bacia Escola do Retiro avalia 2022 e planeja 2023

No último final de semana membros do NCS - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade "José Maria Rosa" da Bacia Escola reuniram-se no campus universitário da UFF no bairro Retiro para realizar uma oficina de avaliação do ano de 2022 e planejamento para 2023. Após dois anos de poucas atividades presenciais por conta da pandemia, o balanço do ano de 2022 indicou plena retomada das atividades, além de uma série de produções e parcerias, com mais de 35 atividades e 750 horas de investimento no desenvolvimento da #TecnologiaSocial. Foi destacada a interação dos desenvolvedores (Associação de Moradores da Praia do Retiro,  #UFFangra - @iear_uff e SAAE-Angra dos Reis - @saaeangrarj) com o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN - @cemaden.educacao), o #ProjetoRedes de educação ambiental e a APA Tamoios (@apatamoios).

Durante as falas e apresentação dos dados foi constatado que o Retiro vem sendo transformado em um importante polo de turismo pedagógico, integrando em seu espaço aulas passeio, trabalhos de campo, feiras científicas e intercâmbios, passando a receber mais visitantes interessados em seus conhecimentos e tecnologias que o tamanho da própria população do bairro. Esta avaliação colocou no radar para 2023 o desenvolvimento do turismo de base comunitária com enfoque educacional baseado nas águas e na juventude que se insira numa lógica econômica hidro-solidária, redistributiva das riquezas e regenerativa do seu ambiente. A excelência do trabalho conduzido ficou expressada pela avaliação dos visitantes que atribuíram nota 9,8 de um máximo de 10,0 às experiências vividas na Bacia Escola do Retiro.

Membros do NCS da Bacia Escola do Retiro em oficina de avaliação e planejamento.

Outro aspecto destacado na oficina foi o processo de reocupação da fazenda do Retiro, atual campus universitário da UFF - Retiro, pela população local tradicional. Os integrantes da comunidade tradicional do bairro possuem estreita relação ancestral com o espaço da sede da fazenda, que passou a ser revisitada e revivida através dos eventos promovidos ao longo do ano. Com base no  desenvolvimento agroecológico do campus universitário da UFF promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia - Agroecologia Incentivando Práticas Integrando Movimentos (NEA AIPIM - @nea.aipim), almeja-se ampliar a interação com a comunidade local através de hortas e sistemas agroflorestais comunitários, reforçando o uso público do campus.

Por fim, a retomada dos Plano de Ação Comunitário pelos membros do NCS evidenciou que a ocorrência de queimadas e desmatamento além da degradação do ecossistema marinho são os desafios prioritários relacionados à água que tiveram pior evolução nos últimos anos. A reversão desta atual tendência exigirá uma atuação mais contundente e articulada que dialogue diretamente com importantes instrumentos de gestão territorial, como o plano de recursos hídricos, plano municipal de saneamento básico, planos de manejo das unidades de conservação e plano diretor.