APA Tamoios e PIBID Geografia ensinam e festejam na Bacia Escola do Retiro

Alunos e professores da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, Angra dos Reis/RJ, vivenciaram uma experiência especial e diferenciada na #BaciaEscola do Retiro nesta segunda feira. A atividade foi conduzida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em Geografia da #UFFangra em parceria com a equipe do INEA gestora da APA Tamoios (Área de Proteção Ambiental Tamoios - @apatamoios), que comemorou 36 anos de criação da unidade de conservação. A programação de educação ambiental também contou com a exposição da fauna marinha conduzido pela @econservation_, que conduz o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que abrange Angra dos Reis e região.

Os alunos percorreram alguns dos Pontos De Interesse (PDIs) cadastrados no Guia Didático da Bacia Escola do Retiro sob monitoria dos alunos da UFF e simultaneamente participaram de uma apresentação da APA Tamoios com plantio de mudas e exposição de animais marinhos pela Econservation, que reforçou a importância da conservação das espécies e redução do lançamento de lixo nos mares. Ao final o aniversário de 36 anos da APA Tamoios foi festejado com direito ao parabéns, bolo de aniversário e lanche. Os alunos  receberam brindes, como HQs sobre as aves da região e prevenção de desastres (@cemaden.educacao), o mapa da Bacia Escola, além de copos e canudos reutilizáveis, visando conscientizar sobre a redução do consumo de matéria prima.

Área de Proteção Ambiental de Tamoios (APA Tamoios)
Gestão: INEA e Conselho Consultivo
Objetivos: Proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica e dos sistemas geo-hidrológicos da região, que abrigam espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, bem como as comunidades caiçaras integradas naqueles ecossistemas.
Área: 22.530,17 hectares.
Localização: Região da Costa Verde.
Abrangência: Município de Angra dos Reis.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

✅ Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)
Atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O PMP-BS é realizado em de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O PMP-BS Área RJ é coordenado pela empresa Econservation Estudos e Projetos Ambientais e realizado nos Trechos 11 a 15, nos municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises. Caso você aviste algum animal marinho encalhado na praia entre em contato pelo 0800 999 5151.