Feiras educativas na Bacia Escola mesclam educação ambiental e formação de professores

Nos dias 17 e 22 de novembro foram realizadas na #BaciaEscola do Retiro a Feira das Águas e a Feira Biogeográfica, eventos educacionais organizados pelas turmas de Biogeografia e Hidrologia do curso de formação de professores em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (@iear_uff). As feiras têm como objetivo promover a experiência docente dos estudantes universitários no espaço educativo da Bacia Escola do Retiro e possibilitar aos estudantes da educação básica um circuito com grande variedade de exposições, dinâmicas, jogos, aulas passeio e interações em temas afins à educação ambiental.

Feira das Águas com a participação da Escola Municipal Frei João Moreira.

Neste semestre a Feira Biogeográfica e a Feira das Águas contaram com a participação de dezenas de estudantes da Escola Municipal Frei João Moreira, bairro Enseada, e do CIEP João Gregório Galindo, do bairro Areal, ambos de Angra dos Reis/RJ, que aprenderam em atividades relacionadas aos temas da emergência climática, ciclo da água, saneamento básico, relação de florestas e água, medição de chuvas, conservação de ecossistemas e bacias hidrográficas, plantio de mudas, sistemas agroflorestais, entre outros. Para muitos licenciandos da UFF esta foi uma das primeiras oportunidades de interagir diretamente com o público escolar, sendo esta uma etapa de grande importância na formação destes futuros professores. Além destas oportunidades, os licenciandos em Geografia realizam outras quatro disciplinas de estágio nas escolas municipais e estaduais do município de Angra dos Reis, além de disciplinas específicas em oficinas didáticas, desenvolvendo o conhecimento didático e geográfico com o público escolar.

Feira Biogeográfica apresentou a relação da biodiversidade com a sustentabilidade.