Bacia Escola: espaço educativo que tem a água como elemento de integração

Nos dias 06 e 07 de novembro a #BaciaEscola do Retiro e o campus universitário UFF Retiro em Angra dos Reis/RJ foram os espaços educativos de duas atividades que discutiram a preservação dos ecossistemas, o saneamento básico, a sustentabilidade socioambiental e os processos de organização e mobilização comunitária.

No domingo, dia 06, os estudantes de licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (@iear_uff) participaram do trabalho de campo da disciplina de Biogeografia e tomaram a Bacia Escola do Retiro como referencial para discutir os padrões de distribuição dos seres vivos e o funcionamento dos ecossistemas. Nesta atividade houve a participação de comunitários educadores, que compartilharam e agregaram à formação dos futuros professores de Geografia suas vivências na comunidade além de suas formações profissionais, percorrendo uma sequência de pontos de interesse didático desde o ecossistema de praia, passando pela floresta que regenerou em antigas áreas agrícolas manejadas desde o período colonial até chegar ao local onde atualmente está sendo implantado o sistema de tratamento de esgotos residenciais. Após o almoço na própria comunidade do Retiro, valorizando o restaurante empreendido por comunitários, a turma de graduação da #UFFangra continuou as atividades de planejamento da Feira Biogeográfica que será realizada no campus UFF Retiro no dia 17 de novembro envolvendo estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual.

Na segunda feira, dia 07, foi realizada uma ação formativa do #ProjetoRedes de educação ambiental com a participação de comunitários da Associação de Moradores e Pescadores da Enseada das Estrelas (@ampeeilhagrande) e Japariz da Ilha Grande, a Associação de Moradores da Praia do Retiro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Angra dos Reis (@saaeangrarj) e membros do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big). Nesta atividade foi apresentado o histórico de formação da comunidade do Retiro e da #TecnologiaSocial Bacia Escola, que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio de uma gestão socioambiental participativa. Através da visita a um dos imóveis que possui um biodigestor foi apresentada e discutida em detalhe a tecnologia social de saneamento em desenvolvimento na comunidade do Retiro, a fim de que possa ser adaptada às condições específicas das outras comunidades da Ilha Grande. A Bacia Escola do Retiro no município de Angra dos Reis/RJ é o lócus originário desta tecnologia social inovadora, que integra a melhoria da qualidade das águas com a mobilização, monitoramento ambiental, troca de saberes, governança e hidro-solidariedade socioambiental com a participação de comunitários, técnicos e acadêmicos. A Bacia Escola do Retiro faz parte do seu Catálogo de Tecnologias Sociais organizado pela Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (@tecnologiasocial.uff).

🚣🏾‍♀ O que é o Projeto Redes?

O Projeto Redes é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocruz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (@otssbocaina), do Fórum de Comunidades Tradicionais (@forumdecomunidadestradicionais), da Universidade Federal Fluminense (@uffoficial) e da Universidade Estadual Paulista. Resultado de uma condicionante exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, o Projeto Redes é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.