Vivência agroecológica do NEA AIPIM na Bacia Escola do Retiro

Na manhã desta 5ª feira, dia 20, membros do Núcleo de Estudos em Agroecologia - Agroecologia Incentivando Práticas Integrando Movimentos (NEA AIPIM - @nea.aipim) da #UFFangra (@iear_uff) vivenciaram uma experiência de integração com o projeto #BaciaEscola do Retiro, Angra dos Reis/RJ. As atividades foram iniciadas com uma roda de conversa apresentando o desenvolvimento do projeto Bacia Escola e sua relação com a Agroecologia nos seus pilares de práticas, pesquisas e movimentos socioambientais. Na sequência os membros do NEA foram guiados através de diversos plantios existentes no campus do IEAR/UFF no bairro Retiro que incluem milho, feijão, jiló, mandioca, cacau, banana, alface, coentro, dentre outros, e também conheceram o pluviômetro (medidor de chuva) doado pelo @cemaden.educacao.
O espaço do LABAS (Laboratório de Águas e Solos) no campus universitário foi apresentado e utilizado no preparo do substrato de coleta de EMs (microrganismos eficazes), uma comunidade de bactérias e fungos oriundos do chão da floresta que promovem vida aos solos nos cultivos agroecológicos. A atividade foi concluída com o plantio de muda de juçara doada pela @apatamoios, espécie de palmeira nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
O NEA AIPIM é integrante da @rede.agroecologiauff e tem alunos, professores, funcionários e parceiros da UFF em Angra dos Reis como membros e desenvolve projetos agroecológicos desde 2017. A próxima atividade prevista do NEA AIPIM no campus Retiro está programada para ocorrer em 15 dias, quando os alunos e professores de um dos CIEPs do município terão uma aula passeio e uma vivência agroecológica na Bacia Escola do Retiro.