Visitantes da Bacia Escola conhecem a Moradia Estudantil da UFF Retiro

Alunos e professores do 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega da vila do Abrão (Ilha Grande, Angra dos Reis/RJ) foram recebidos nesta segunda feira por alunos e professor da #UFFangra (@iear_uff) e guarda parque da Área de Proteção Ambiental Tamoios (APA Tamoios/INEA - @apatamoiosdurante a aula passeio pela #BaciaEscola do Retiro. Especialmente com os alunos do ensino médio, o projeto Bacia Escola tem se integrado com o projeto "Você Conhece a UFF Angra?", que visa divulgar os cursos, a forma de ingresso e as possibilidades de desenvolvimento nos cursos de graduação e pós-graduação da UFF, reforçando as opções de ensino superior público no município de Angra dos Reis.

Uma novidade inserida no roteiro da aula passeio consistiu na visitação da nova Moradia Estudantil da UFF no bairro Retiro, que possui 33 vagas para alunos de baixa renda. Os alunos do  Colégio Estadual Brigadeiro Nóbrega visitaram as instalações recém inauguradas, que incluem suítes com locais de estudo e cozinha coletiva. A nova moradia estudantil traz a sustentabilidade como uma questão central e desde a sua inauguração aderiu à campanha "Não Jogue seu Óleo pelo Ralo", executado pela Coopbrilho com apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big), realizando a coleta do óleo vegetal usado em suas instalações.

Alunos e professores visitam a nova Moradia Estudantil da UFF Retiro.

O mirante na praia foi um dos primeiros pontos visitados de onde a turma pode desfrutar de uma vista panorâmica para a baía da Ribeira e as serras que a rodeiam, sendo apresentada a evolução do relevo na escala de tempo geológico. Na sequência foram visitados outros PDIs (Pontos De Interesse) numa sequência didática que incluiu oficinas, clareira na floresta, intemperismo de blocos graníticos e o sistema de captação, tratamento e distribuição de água do SAAE (@saaeangrarj). A finalização da aula passeio foi marcada pelo plantio de uma muda de juçara (Euterpe edulis), espécie de palmeira nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção. A APA Tamoios e o IEAR/UFF realizarão o replantio sistemático de mudas nativas da Mata Atlântica nas aulas passeio com as escolas que visitarem a Bacia Escola do Retiro.

Aula passeio pela Bacia Escola inclui vista do mirante, trilha pela floresta e plantio de mudas.