Pular para o conteúdo principal

Roda de conversa com moradores para resgate da história socioambiental da Bacia Escola do Retiro

No feriado do dia 12 de outubro lideranças do bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ, organizaram uma roda de conversa com os moradores com maiores vivências na comunidade para promover um resgate da história socioambiental da #BaciaEscola do Retiro. A atividade ocorreu no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) no bairro Retiro e também visava ampliar a utilização pública do campus universitário além de estreitar as relações dos moradores com a comunidade acadêmica da UFF.


A tarde de atividades foi iniciada com um almoço coletivo preparado com muito carinho pelos moradores, sendo servida uma feijoada com acompanhamentos. A nova cozinha da Moradia Estudantil do campus Retiro foi utilizada para dar suporte aos preparativos finais dos alimentos. Antes mesmo de iniciar a roda de conversa os moradores circularam pelo campus da UFF, sede da centenária Fazenda do Retiro que preserva um casarão histórico datado de 1819, e iniciaram a contação de suas estórias e lembranças daquele lugar.


Com a composição  da roda de conversa os presentes desfrutaram de estórias que abrangiam a formação da comunidade, as transformações sociais e ambientais da comunidade, as percepções dos moradores sobre as mudanças climáticas e subida do nível do mar, resgate de pessoas importantes na história do bairro, tudo isso mesclado com a cultura local, a relação espacial do Retiro com outros bairros de Angra dos Reis e pitadas de lendas e aventuras. Toda a dinâmica da roda de conversa foi registrada em áudio e vídeo visando formar um importante acervo histórico e servir de material de trabalho para projetos de valorização da história local, sendo futuramente disponibilizados.