Roda de conversa com moradores para resgate da história socioambiental da Bacia Escola do Retiro

No feriado do dia 12 de outubro lideranças do bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ, organizaram uma roda de conversa com os moradores com maiores vivências na comunidade para promover um resgate da história socioambiental da #BaciaEscola do Retiro. A atividade ocorreu no campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) no bairro Retiro e também visava ampliar a utilização pública do campus universitário além de estreitar as relações dos moradores com a comunidade acadêmica da UFF.

A tarde de atividades foi iniciada com um almoço coletivo preparado com muito carinho pelos moradores, sendo servida uma feijoada com acompanhamentos. A nova cozinha da Moradia Estudantil do campus Retiro foi utilizada para dar suporte aos preparativos finais dos alimentos. Antes mesmo de iniciar a roda de conversa os moradores circularam pelo campus da UFF, sede da centenária Fazenda do Retiro que preserva um casarão histórico datado de 1819, e iniciaram a contação de suas estórias e lembranças daquele lugar.

Com a composição  da roda de conversa os presentes desfrutaram de estórias que abrangiam a formação da comunidade, as transformações sociais e ambientais da comunidade, as percepções dos moradores sobre as mudanças climáticas e subida do nível do mar, resgate de pessoas importantes na história do bairro, tudo isso mesclado com a cultura local, a relação espacial do Retiro com outros bairros de Angra dos Reis e pitadas de lendas e aventuras. Toda a dinâmica da roda de conversa foi registrada em áudio e vídeo visando formar um importante acervo histórico e servir de material de trabalho para projetos de valorização da história local, sendo futuramente disponibilizados.