Prefeitura de Bom Jardim/RJ conhece a tecnologia social Bacia Escola

Em reunião remota realizado no dia 25 de Outubro foi apresentada a tecnologia social Bacia Escola - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade visando sua implantação e desenvolvimento no município de Bom Jardim, localizado na região Serrana fluminense. Participaram da reunião integrantes do Núcleo Comunitário de Sustentabilidade (NCS) da Bacia Escola do Retiro, representados por professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) e moradora do bairro Retiro (Angra dos Reis/RJ), técnicos da EMATER-RJ e servidores da Prefeitura Municipal de Bom Jardim/RJ das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Proteção Animal e Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Desenvolvimento.

Após uma rodada de apresentação foi feita a exibição da tecnologia social Bacia Escola-NCS aos participantes, desenvolvida inicialmente no bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ, a partir da parceria entre a Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR), o IEAR/UFF e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Angra dos Reis/RJ através de um edital conjunto do INEA e FAO/ONU. A apresentação focou no passo a passo de implantação da tecnologia social em outros municípios interessados. Na sequência foi aberto um espaço para dúvidas e discussões visando aumentar o entendimento dos participantes sobre o projeto, sendo formado um grupo de trabalho para discutir e desenvolver uma primeira Bacia Escola no município de Bom Jardim/RJ. Como encaminhamentos também foram agendadas uma segunda reunião do grupo de trabalho em Novembro e uma visita de campo ao projeto Bacia Escola do Retiro em Angra dos Reis/RJ em Dezembro.