Educação Geográfica na Bacia Escola através de Sequência Didática

Alunos e professores da Escola Municipal Tânia Rita de Oliveira (@escola_tania_rita da @prefeituraangra) se reuniram com integrantes da #UFFangra (@iear_uff) e @apatamoios para uma atividade na #BaciaEscola do Retiro (Angra dos Reis/RJ) nesta segunda feira, 05 de setembro. Com a parceira do Professor de Geografia da escola foi realizada uma atividade de Educação Geográfica com o uso de Sequências Didáticas. Segundo Juliaz e Cestari (2018):

A Educação Geográfica, entre tantos objetivos, apresenta a ampliação e o acesso ao conhecimento referente ao espaço – e toda a sua complexidade, no que se refere às relações produzidas no espaço geográfico. A Educação Geográfica, nesse sentido, tem como foco desenvolver o pensamento espacial, visando contribuir para a análise da realidade em uma perspectiva geográfica, favorecendo, portanto, o desenvolvimento de um tipo de pensamento ou raciocínio de caráter geográfico.
(...)
A sequência didática é uma forma de abordar conteúdos contextualizados, com atividades encadeadas, a fim de desenvolver certos objetivos de aprendizagem sobre o conteúdo específico.

Na Bacia Escola as atividades estão organizadas seguindo uma lógica pedagógica, espacial e temporal configurando sequências didáticas.

O elemento água (💧) é usado como elo de ligação da sociedade-natureza e através do seu ciclo é feita uma aula passeio com a realização de oficinas e visitas a PDIs (pontos de interesse) distribuídos pelo espaço da Bacia Escola. A aula passeio permite viajar pela formação das nuvens e monitoramento das chuvas, entrada da água na floresta, formação de nascentes e córregos que têm suas águas captadas, tratadas e distribuídas pelo @saaeangrarj para o consumo da comunidade, até estas águas chegarem ao mar e reiniciarem o ciclo movido à energia solar. A sequência didática portanto se faz tanto no aspecto programático da disciplina de Geografia, com atividades pré-, durante e pós- realização da aula passeio, assim como na própria realização da aula passeio pelos espaços da Bacia Escola em cada um dos seus momentos e espaços.

Se a água é o elo de ligação, durante a atividade cultiva-se um valor ainda pouco conhecido pela maioria dos cidadãos, que é a hidro(💧)-solidariedade, isto é, o compromisso pelo qual as pessoas cuidam da sociedade-natureza através das águas. Para reforçar este novo conceito de hidro-solidariedade, foi ofertado como brinde aos alunos uma HQ (história em quadrinhos) voltada para a prevenção de desastres associados à água criada por pesquisadores do @cemaden.educacao e UNESP juntamente com um mapa da #BaciaEscola.
Aprender sobre sustentabilidade e diversão andam juntas e misturadas na Bacia Escola do Retiro.

Referência bibliográfica:

Juliasz, P. C. S., & Cestari, A. D. A. (2018). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESPAÇO URBANO: o estudo do lugar por meio de sequência didática. Formação@ Docente10(3).