Bacia Escola passa a integrar a rede de monitoramento do CEMADEN e Defesa Civil de Angra dos Reis

A partir do dia 1º de setembro a #BaciaEscola do Retiro passou a integrar a rede de monitoramento em tempo real do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) e Defesa Civil do município de Angra dos Reis/RJ. A partir da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal Fluminense (@uffoficial) e o CEMADEN foi viabilizada a instalação de uma estação automática de monitoramento da chuva e umidade no solo no campus Retiro do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (@iear_uff).

Defesa Civil, UFF e CEMADEN e atuam em parceria para ampliar a rede de monitoramento de Angra dos Reis/RJ

Este novo equipamento amplia a rede de monitoramento do CEMADEN no município de Angra dos Reis, que atualmente conta com seis estações geotécnicas e mais de trinta pluviômetros automáticos, além de subsidiar pesquisas sobre fatores ambientais relacionados à iniciação de movimentos de massa e a emissão de alertas para prevenção de desastres. Nas últimas décadas o município registrou grandes perdas sociais, econômicas e ambientais por desastres e um estudo do IBGE e CEMADEN em 2018 demonstrou que aproximadamente 40% da população angrense residia em áreas de risco a movimentos de massa e inundações.

Processo de instalação e calibração dos sensores da estação geotécnica.

Os pesquisadores do GDEN (Grupo de Estudos em Desastres Sócio-Naturais) do IEAR/UFF têm atuado em parceria com a Defesa Civil da @prefeituraangra e o CEMADEN para viabilizar esta rede de monitoramento em Angra dos Reis. Além da prevenção de desastres associados às chuvas extremas, os dados gerados por esta estação também serão úteis para o monitoramento das vazões nas captações de água operadas pelo @saaeangrarj, prevenção de incêndios florestais e produção agroecológica no campus universitário. Os dados em tempo real desta nova estação instalada no campus UFF Retiro podem ser acessados via internet clicando aqui