Colégio Estadual Honório Lima estreia novos Pontos De Interesse (PDIs) na Bacia Escola

A atividade na #BaciaEscola desta terça-feira com os alunos e professores do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Honório Lima (Angra dos Reis/RJ) contou com duas novidades: a primeira foi a integração das ações de educação ambiental com o projeto "Você Conhece a UFF Angra?", que visa divulgar os cursos, a forma de ingresso e as possibilidades de desenvolvimento nos cursos de graduação e pós-graduação da UFF; e a segunda novidade consistiu na incorporação de dois novos PDIs (pontos de interesse) na trilha interpretativa que percorre a área florestada do campus da UFF (@iear_uffno bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ.

O novo PDI "Intemperismo" visita um afloramento de rocha granítica e através de uma oficina descreve a interação entre as alterações física e química das rochas e o papel dos seres vivos nestas modificações. O segundo PDI foi denominado "Ciclo da água" e através de uma meditação guiada estimula os participantes a percorrerem todo o ciclo da água através de uma cosmovisão de sensibilização e integração da sociedade e natureza.

Os diversos PDIs da Bacia Escola do Retiro estão sendo reunidos e sistematizados numa publicação intitulada "Guia Didático da Bacia Escola do Retiro", que visa apoiar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental por educadores com suas turmas. A primeira versão deste guia será lançado no dia 25/09 às 17 h na FLIM (Feira Literária de Mambucaba) e conta com a autoria de membros da UFF, comunitários do bairro Retiro e parceiros do projeto.