Ciência cidadã no monitoramento da qualidade das águas na Bacia Escola do Retiro

No desenvolvimento de uma Ciência Cidadã, comunitários do bairro Retiro e pesquisadores da #UFFangra (@iear_uff), com o apoio técnico do SAAE (@saaeangrarj), iniciaram o monitoramento da qualidade das águas na #BaciaEscola do Retiro com o intuito de acompanhar os efeitos da instalação do novo sistema de tratamento do esgoto com o uso de biodigestores. Segundo a Rede Brasileira de Ciência Cidadã:

A ciência cidadã deve ser entendida de forma ampla, abrangendo uma gama de tipos de parcerias entre cientistas e interessado(a)s em ciência, para produção compartilhada de conhecimentos baseados na prática científica e na integração com outros saberes, com potencial para promover:

a. O engajamento do público em diferentes etapas da prática científica;

b. A educação científica e tecnológica, e;

c. A co-elaboração e implementação de políticas públicas sobre temas de relevância social e ambiental.

Coleta e análise das águas pelos comunitários na Bacia Escola do Retiro.

Como a água é o principal elemento de integração dos sistemas naturais e sociais, utiliza-se como recorte espacial o sistema hidrográfico da Bacia Escola e as principais avaliações baseiam-se em parâmetros qualitativos físicos, químicos e biológicos da água. O objetivo é caracterizar a situação atual das águas, ciente que ainda existem deficiências no tratamento dos esgotos, e monitorar como a qualidade das águas evolui à medida que o projeto de saneamento dos esgotos avança na Bacia Escola (veja a página Saneamento).

As coletas das amostras são feitas em três locais que permitem a comparação das condições ambientais transversalmente (entre os pontos) e longitudinalmente (dos mesmos pontos ao longo do período de monitoramento). As análises estão sendo feitas com o uso de um kit de análise de qualidade da água voltado para educação ambiental (@alfakitsc) no novo Laboratório de Águas e Solos (LABAS) do campus Retiro da UFF-Angra dos Reis e também na residência dos próprios comunitários.

O projeto de saneamento da Bacia Escola do Retiro é fruto da parceria entre CBH-BIG (Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande - @cbh_big), SAAEAssociação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR), Universidade Federal Fluminense (UFF - @uffoficial) e Fundo Municipal do Meio Ambiente.