Bacia Escola do Retiro no ENCOB 2022

Durante o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) realizado em Foz do Iguaçu/PR foram apresentados projetos que contam com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big), incluindo o projeto #BaciaEscola do Retiro.

Membros do CBH-BIG e agência de bacia participantes do ENCOB 2022.

Bacia Escola do Retiro é uma #TecnologiaSocial que adota uma bacia ou sistema hidrográfico em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental e hidro-solidariedade, sendo este conceito desenvolvido em parceria com o @cemaden.educacao. A gestão deste território é realizada pelo Núcleo Comunitário de Sustentabilidade, com protagonismo dos comunitários representados pela Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR), que busca efetivar as atividades previstas no Plano de Ação Comunitário voltados para os maiores desafios socioambientais relacionados à água. A AGIR/UFF (Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense - @tecnologiasocial.uff) também apresenta a Bacia Escola do Retiro - Núcleo Comunitário de Sustentabilidade como uma das tecnologias cadastrada em seu Catálogo de Tecnologias Sociais.

As atuais ações em desenvolvimento na Bacia Escola envolvem a implantação do sistema de tratamento de esgotos por meio de biodigestores, ciência cidadã no monitoramento da qualidade das águas, vazões dos córregos e chuvas, cursos e atividades de educação ambiental com escolas, universidades e comunidades e produção de guia didático para educadores, que contam com a colaboração do CBH-BIGSAAE (@saaeangrarj)Associação de Moradores da Praia do Retiro e Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (@iear_uff - @uffoficial).

Apresentações do projeto Bacia Escola do Retiro no ENCOB 2022 em Foz do Iguaçu/PR.