Alun@s e professores da Escola Municipal Raul Pompéia aprendem se divertindo na Bacia Escola do Retiro

No dia 03 de agosto alun@s e professores do 5º ano da Escola Municipal Raul Pompéia (@prefeituraangrado bairro Monsuaba desfrutaram de uma manhã repleta de brincadeiras, oficinas e trilha pela floresta na #BaciaEscola do Retiro (Angra dos Reis/RJ). O objetivo central da atividade foi conciliar um momento de diversão e lazer dos alunos no campus universitário da UFF com aprendizados sobre a importância da relação sustentável da sociedade-natureza. De forma simultânea, realizou-se a formação continuada dos professores da rede pública de ensino e estudantes de licenciatura do @iear_uff, fomentando que retornem à Bacia Escola com novas turmas e possam ampliar os conhecimentos gerados pelos projetos de ciência cidadã desenvolvidos nesta verdadeira sala de aula a céu aberto.

O elemento água (💧) é usado como o elo de integração do sistemas sociedade-natureza. Iniciou-se a aula passeio com uma oficina de formação de nuvens e chuva para na sequência descobrir como funciona e a importância do medidor de chuva (pluviômetro) doado pelo #CEMADEN. Na trilha  interpretativa pela floresta discutiu-se a importância da vegetação na formação e conservação dos solos e na regulação hídrica, o que fica evidenciado ao chegarem na captação de abastecimento de água operada pelo @saaeangrarj e observarem a grande oferta de água provida pela bacia de drenagem florestada e conservada. Ao final, @s alun@s ganharam uma HQ (história em quadrinhos) oferecida pelo @cemaden.educacao e um mapa da #BaciaEscola, enquanto os professores também receberam relatórios de diagnóstico hídrico da Baía da Ilha Grande oferecido pelo @cbh_big para usarem como recursos didáticos em suas aulas.