Experiência de Educação Ambiental da Bacia Escola do Retiro no ENCOB 2022

O trabalho intitulado "Bacia Escola do Retiro: uma tecnologia social de promoção da educação ambiental" foi aprovado para apresentação no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas 2022 (ENCOB - @portalencob), que será realizado em Foz do Iguaçu em Agosto.

O relato de experiência na área temática de Educação e Comunicação tem autoria de professores, comunitários, alunos e pesquisadores que têm se dedicado às diversas ações de educação ambiental sob uma perspectiva crítica com alunos e professores da educação básica e superior, visitantes e parceiros, atendendo a centenas de participantes.
A publicação trará de forma inédita na literatura a evolução do conceito `Bacia Escola´, recentemente desenvolvido em parceria com o CEMADEN Educação (@cemaden.educacao), que passa a tratar a bacia escola como uma tecnologia social que incide em um recorte espacial relacionado à água com objetivos e metodologias definidos.
O trabalho também apresenta o histórico de desenvolvimento da #BaciaEscola, desde as primeiras atividades de construção do Plano de Ação Comunitário relacionado às águas, a consolidação do Núcleo Comunitário de Sustentabilidade, as atividades e eventos de educação ambiental realizados, inclusive os relacionados ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, e as atuais ações em curso, como o aperfeiçoamento do saneamento básico por meio da instalação de biodigestores em colaboração com o Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (@cbh_big) e SAAE-Angra dos Reis (@saaeangrarj).