Retiro Chega a Marca de 300 Litros de Óleo Reciclado

O Retiro atingiu a expressiva marca de 300 litros de óleo vegetal usado coletados nos últimos seis meses. A partir do lançamento da campanha Não Jogue seu Óleo pelo Ralo no primeiro semestre de 2018 a população do bairro e os comerciantes reforçaram a destinação correta do óleo usado para a cooperativa de reciclagem.

Coleta mensal e acumulada de óleo vegetal no bairro Retiro. * Dados referentes até 21 de janeiro de 2019.

Segundo a companhia de saneamento de São Paulo (SABESP), 1 litro de óleo pode contaminar 20.000 litros de água. Além disso, o lançamento de óleo na rede doméstica causa prejuízos às tubulações residenciais e públicas por gerar entupimentos, impacta negativamente os ecossistemas dos córregos e praias e sua decomposição produz gases de efeito estufa. O Projeto de Coleta de Óleo Vegetal Usado tem como um dos seus objetivos ampliar a coleta de óleo vegetal no bairro do Retiro, com envolvimento de toda a comunidade do bairro, com participação destacada dos moradores e comerciantes.

O Retiro conta com três pontos de coleta de óleo vegetal usado: o Bar Mar e Sol (Bar do Kabeça), o Bistrô do Ronaldo e a UFF – Campus Retiro, o que se traduz em maior facilidade do descarte correto do óleo pela população. Periodicamente a cooperativa Coopbrilho busca nestes pontos de coleta o óleo vegetal usado, sendo feita a reciclagem deste óleo em outros produtos, como sabão, ração animal e biodiesel.

O Projeto de Coleta de Óleo Vegetal Usado soma-se a outras ações de sustentabilidade já em curso na Bacia Escola do Retiro, como o de melhoria do tratamento de esgotos, no abastecimento de águas, conservação de florestas e reciclagem de lixo, que são geridos pelo Núcleo Comunitário de Sustentabilidade da Bacia Escola do Retiro em parceria com a Associação de Moradores da Praia do Retiro.