Boletim Ambiental #11/2019 - Bacia Escola do Retiro

Prezados Moradores e Visitantes do Retiro, o coletivo Vigilantes Comunitários da Água encaminha informações sobre as chuvas, captações de água para abastecimento público, condições de balneabilidade, fatos relevantes e recomendações para a Bacia Escola do Retiro:

> CHUVAS:

- Nos últimos 35 dias foram acumulados 141 mm de chuva, segundo dados da estação Enseada do CEMADEN (veja gráfico). Percebe-se que a última chuva acima de 50 mm ocorreu no dia 05/01/2019 (58 mm), sendo registrado após este dia um período seco. Este período também foi marcado pela elevação nas temperaturas.

> CAPTAÇÕES DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO:

No dia 21 e 22/01/2019 foram realizadas mais algumas medições de vazão nas captações do Retiro, com a participação direta de Anderson Sato (professor da UFF), Lucas Dantas (aluno da UFF) e Loranne (aluna da UFF). Cabe destacar que as captações do Retiro possuem mais de 01 (um) ano de monitoramento contínuo, sendo estas umas das poucas captações de Angra dos Reis com este tipo de levantamento. Estas captações são as únicas do município com dados de fácil consulta pela população. Com base nas medições realizadas, informamos:

- Captação Vila: a vazão captada (medida) na barragem da Vila apresentou manutenção no mesmo patamar em relação ao último boletim (#10/2018 de 23/12/2018), mantendo 68 m³/dia (veja o gráfico). Comparado ao mesmo período de 2018, a vazão de captação atualmente é maior (Fevereiro 2018 = 55 m³/dia). Toda água do córrego estava sendo captada. A barragem apresenta pequenos vazamentos, que podem ser corrigidos. O reservatório no momento da medição estava com 100% de sua capacidade*II (medido), com uma pequena vazão extravasando pelo ladrão do reservatório, o que oferecia uma reserva de 20 m³.

- Captação UFF: a vazão captada (medida) na barragem apresentou aumento em relação ao último boletim (#10/2018 de 23/12/2018), atingindo 667 m³/dia (veja o gráfico). Comparado ao mesmo período de 2018, a vazão de captação atualmente é maior (Fevereiro 2018 = 528 m³/dia). Além da água captada, a água também vertia sobre a barragem*I. O reservatório no momento da medição estava com 100% de sua capacidade*II (medida), o que oferece uma reserva de 220 m³. O reservatório apresenta significativos vazamentos, que devem ser corrigidos.

*I) O fato da água verter sobre a barragem não deve ser entendido como uma perda, mas sim como um fluxo fundamental para a manutenção dos ecossistemas flúvio-marinhos (córregos, mangue e mar).
*II) O fato dos reservatórios estarem cheios (100%) é um indicador que o volume captado é suficiente para a demanda de abastecimento e ainda que existe uma reserva para momentos de maior consumo.

> BALNEABILIDADE DA PRAIA:

O INEA não publicou novo boletim desde Dezembro. Segundo última análise do INEA publicada em 18/12/2018 a Praia do Retiro encontrava-se imprópria para banho (veja tabela).

> RECOMENDAÇÕES:

- O verão 2018-2019 no município de Angra dos Reis tem sido marcado por chuvas acumuladas abaixo da média e pelas elevadas temperaturas. Esta estação é marcada também pela alta temporada de turismo, quando o fluxo de visitantes e turistas aumenta. Neste período reforça-se a necessidade de uso racional da água pelos moradores e visitantes, pois é durante o verão que são tradicionalmente registrados os maiores problemas de falta de água nas residências e comércios, devido ao aumento do consumo. O estudo realizado pelo Projeto Bacia Escola aponta que a população que pernoita no Retiro pode ser 4 vezes maior em dias de pico (sem contar os visitantes que somente passam o dia), o que aumenta em até 6 vezes o consumo de água no bairro.

- Os boletins de balneabilidade de praias do INEA têm apresentado a praia do Retiro como imprópria para banho desde outubro de 2018. Recomenda-se aos moradores das residências e comerciantes locais, que não possuem ou não sabem se possuem tratamento adequado do esgoto, que façam contato com a equipe do projeto Bacia Escola para obterem orientações. Existe em andamento um projeto de saneamento do bairro com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente apresentado pelo Núcleo Comunitário de sustentabilidade da Bacia Escola do Retiro e que conta também com o apoio técnico do SAAE.

Vigilantes Comunitários da Água - Bacia Escola do Retiro