REAGENDADO: Dia do Mar no Retiro (09/Dez - Domingo)

Postagem em atualização. Última atualização em 08/12 às 23:45 h.

NOVA DATA E HORÁRIO: 09/12 (DOMINGO) DAS 10 ÀS 16 H.
LOCAL: NA PRAIA DO RETIRO, EM FRENTE AO MERCADO RETIRO.

Obs: A realização do evento depende das condições meteorológicas. Em caso de chuva o evento será cancelado.

No segundo semestre de 2017 professores e alunos do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) junto à Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR) e o Serviço Autônomo de Água e Escoto (SAAE) deram início ao Projeto Bacia Escola do Retiro: Gestão Hídrica Participativa, contemplado pelo edital da Iniciativa BIG 2050. O projeto consistiu no levantamento e produção de dados hidrológicos do território, bem como ações de educação ambiental através de um processo de ecologia de saberes para resultar em um Plano de Ação Comunitário que, coletivamente, identificou e elencou os desafios relacionados à água mais relevantes a serem superados no bairro.

Para o tratamento e encaminhamento de tais demandas foi formado o Núcleo Comunitário de Sustentabilidade (NCS) composto por diferentes atores comunitários, dentre eles: moradores, empresários locais, ONGs, parceiros e órgãos públicos, que visam “discutir, aconselhar, acompanhar e executar as possíveis soluções aos desafios ambientais do bairro por meio da formação de redes inter-pessoais e inter-institucionais, observando e respeitando as próprias dinâmicas naturais e sócio-ambientais tradicionais para a formação de um bairro saudável e sustentável” (Missão do NCS), transformando o Retiro “em um pólo ecológico e um laboratório de moradores-pesquisadores” (Visão do NCS).

Deste modo, acreditando que processos educativos podem articular a educação e métodos formais e não-formais, sobrevindo nas mais variadas formas e meios, – como a partir da troca, da co-participação, da construção coletiva e do respeito aos diferentes saberes – propomos o Dia do Mar como uma ação educativa, participativa e lúdica ressaltando a importância da preservação do ecossistema marinho pela perspectiva sócioambiental.

O “Dia do Mar” será comemorado com atividades gratuitas e lúdicas para todas as idades buscando despertar a compreensão crítica quanto à importância dos cuidados ao meio ambiente marinho e sua relação com os ecossistemas terrestres. O evento irá acontecer na Praia do Retiro – Angra dos Reis, no dia 09 de dezembro de 2018 (domingo), das 10 h às 16 h.

Atividade
Responsável
Idade Mínima
Apresentação da programação
Comissão Organizadora do Dia do Mar e Parceiros
Roda de Conversa: Retiro ontem, hoje e sempre
Moradores e lideranças locais
Livre
Exposição: Impacto de resíduos sólidos em animais marinhos
CTA Meio Ambiente
Exposição: Bacia Escola - Tecnologia Social para Saneamento
NCS-Retiro
Exposição: Tubarões e Arraias
Estudantes de Biologia/UFRJ - CEDERJ-Angra
Exposição: Cavalos do Mar
Projeto Cavalos do Mar
Exposição:
Praias Livres, Mentes Abertas!
SAPÊ
Taís Alcântara
Sarau do Retiro
Livre
* Atividades com pré-inscrições. Vagas limitadas.
¹ Os bares e restaurantes participantes oferecerão pratos com frutos do mar a preços promocionais.
² A realização da atividade “Velejando” depende das condições meteorológicas (vento).

REALIZAÇÃO
Núcleo Comunitário de Sustentabilidade – Bacia Escola do Retiro

APOIO
Alevinus Soluções Ambientais