Projeto Bacia Escola no Radar do Plano de Recursos Hídricos

No dia 11 de dezembro foi realizado no CEA, em Angra dos Reis, mais um encontro do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (PRH-BIG), que está em fase de elaboração e com previsão de término em 2019. O Plano de Recursos Hídricos é um acordo social de base técnica para a gestão dos recursos hídricos de uma bacia ou região hidrográfica.

Durante o evento foram apresentados diversos dados da região hidrográfica da BIG (para acessar os relatórios, clique aqui), que abrange os municípios de Paraty, Angra dos Reis e parte de Mangaratiba (Conceição de Jacareí). Dentre os dados apresentados estavam a caracterização física da região (relevo, hidrografia, precipitação, uso do solo), as estimativas de oferta e consumo hídrico, quantidade e qualidade da água, presença de unidades de conservação, entre outros. Na apresentação ficou claro como a carência de dados hidrológicos, especialmente em pequenas bacias de drenagem, que são a maioria dos mananciais da região, dificultam enormemente o desenvolvimento de estudos de oferta hídrica.

O Projeto Bacia Escola do Retiro é o único que possui um levantamento contínuo de dados de vazões captadas ao longo de um ano em pequenas bacias na Baía da Ilha Grande. Estes dados de oferta hídrica são valiosas informações, pois podem servir de referência para outras captações da região, assim como os dados de consumo do Retiro, que demonstram que o consumo de água no bairro pode se tornar 6 vezes maior na alta temporada. O Projeto Bacia Escola do Retiro já está identificado como uma das iniciativas da região que contribuem com a gestão hídrica da BIG (para acessar o RD05 - Relatório sobre Políticas, Planos, Programas e Projetos Setoriais que Incidem sobre a Gestão de Recursos Hídricos, clique aqui).