Dia do Mar com Lazer, Educação, Movimento e Cultura

No domingo, dia 09 de dezembro, o sol brilhou forte e os ventos sopraram em Angra dos Reis, que permitiram a realização do Dia do Mar na praia do Retiro. Na véspera (sábado) o tempo não ajudou, com muita chuva e frio, o que forçou o adiamento do evento para o dia seguinte. O Dia do Mar foi organizado pelo Núcleo Comunitário de Sustentabilidade da Bacia Escola do Retiro (NCS-Retiro) e reuniu diversas instituições e organizações que atuam em prol da sustentabilidade ambiental de Angra dos Reis, atraindo e conscientizando dezenas de crianças e adultos que participaram do evento.

Em terra foram realizadas diversas exposições, como do Projeto Bacia Escola pelo NCS-Retiro, que atualmente atua diretamente no aprimoramento do saneamento do bairro, o Programa de Monitoramento de Praias, executado pela CTA, que apresentou seu trabalho diário de avaliação dos animais marinhos, a Campanha Praias Livres Mentes Abertas! organizada pela SAPÊ que discute o direito de acesso livre e irrestrito às praias, a Campanha Não Jogue seu Óleo pelo Ralo, liderada pela Coopbrilho, que já reciclou milhares de litros de óleo usado evitando assim seu lançamento nas águas da baía da Ilha Grande, além do Projeto Cavalos Marinhos e a exposição de Tubarões e Arraias, na qual os alunos de Biologia/UFRJ do CEDERJ-Angra dos Reis trouxeram informações essenciais sobre a ecologia, curiosidades e a importância de preservação destes animais. Também foram marcantes no evento o mutirão de coleta de lixo pela praia, que em pouco tempo de atividade coletou uma grande quantidade de lixo deixada de forma errada pelos usuários da praia e também lançado irregularmente em córregos e rios. Depois de vivenciarem os impactos pelo descarte irregular de lixo, as crianças participaram de uma oficina para construir placas educativas de conscientização ambiental.

No mar o dia também foi repleto de atividades, começando pela oficina Atando e Desatando Nós organizada por velejadores integrantes do NCS-Retiro e voluntários. Após aprender sobre os nós e as orientações básicas de navegação, nada mais justo que as crianças curtirem um passeio a bordo de dois veleiros da classe laser, que calmamente deslizavam sobre as águas. A canoagem também esteve presente sob a orientação de experientes voluntários, que conduziram os participantes nos caiaques em uma volta pela bela enseada do Retiro, ao mesmo tempo em que eram realizadas visitas guiadas a um veleiro de oceano, proporcionando uma oportunidade singular aos visitantes para conhecer sua estrutura interna  e externa, além de suas histórias.

Durante todo o dia os restaurantes que apoiaram o evento estiveram cheios, com muita música e pratos típicos da culinária local, repletos de opções de peixes e frutos do mar. Já ao entardecer, o Centro Cultural Senzala abriu a oportunidade dos presentes participarem de uma roda de capoeira e alguns felizardos fecharam o dia desfrutando de um delicioso passeio pela baía da Ribeira a bordo do veleiro de oceano.

Em uma rodada de avaliação do evento, a sensação compartilhada pelos organizadores é de satisfação por terem realizado um belo e importante evento, que certamente contribui com a conscientização da população retirense e angrense sobre o papel que a sociedade pode e deve desempenhar na conservação sócio-ambiental dos mares e sua relação com as terras e seus rios e córregos. O NCS-Retiro agradece a todos os envolvidos no evento, especialmente aos expositores, voluntários e às dezenas de pessoas que participaram e tornaram o Dia do Mar 2018 um evento de sucesso. Até o próximo em 2019!

REALIZAÇÃO
Núcleo Comunitário de Sustentabilidade – Bacia Escola do Retiro

APOIO
Alevinus Soluções Ambientais