Moradores-Educadores do Retiro Colaboram com a Formação de Professores da UFF

Moradores do bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ, que vivenciaram as transformações ambientais do bairro nas últimas décadas, se encontraram com alunos da disciplina de Biogeografia do curso de licenciatura em Geografia da UFF - Angra dos Reis nos dias 10 e 11 de Novembro. Em uma legítima oportunidade de ecologia de saberes, com mistura de conhecimento popular-técnico-científico, os futuros professores de Geografia tiveram a oportunidade de aprender com os moradores-educadores do Retiro. A disciplina de Biogeografia trata da distribuição espacial dos organismos vivos nos diferentes ecossistemas e biomas, ponderando sobre os impactos e limites ambientais impostos às espécies por fatores naturais e humanos.

No sábado (10) pela manhã os alunos visitaram o centro de educação ambiental da empresa CTA, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias no estado do Rio de Janeiro do município de Paraty até Saquarema. Nesta ocasião eles visualizaram os impactos sofridos pelas populações de aves, tartarugas e mamíferos marinhos, principalmente em decorrência do descarte indevido de lixo e interação direta com embarcações e artefatos de pesca. À tarde caminharam pela praia do Retiro e foram recebidos pelos moradores Eduardo Caldeira e Monica Soffiatti, que vivenciam intensamente a praia devido à prática de esportes náuticos. Estes moradores destacaram como a praia do Retiro sente os impactos do descarte de esgoto sem tratamento no bairro vizinho da Japuíba, que dependendo dos ventos e correntes marítimas traz seus impactos para o mar do Retiro. Segundo Eduardo, a transformação ambiental que mais chama sua atenção nos últimos anos é a piora da qualidade da água do mar, que é corroborado pelos dados do monitoramento de balneabilidade de praias executado pelo INEA.

Moradores destacam aos futuros professores que a qualidade da água do mar é um dos melhores indicadores dos impactos humanos sentidos no bairro Retiro.

Já no domingo (11) as atividades de campo foram iniciadas pela fala do morador José Maria Rosa ("Zé"), que narrou sua vivência de quase seis décadas no Retiro. O processo de aterramento da orla há décadas atrás, a quase exclusão dos moradores mais antigos, a dificuldade de acessar a praia da Ribeira, na qual existe uma igreja com um cemitério onde seus antepassados estão sepultados, e as diversas práticas tradicionais, como a pesca e o mariscar na praia, foram alguns dos assuntos apresentados pelo Zé. Numa verdadeira aula a céu aberto, sentados na areia e abrigados pela sombra das árvores à beira mar, os futuros professores ouviram atentamente às vivências e ensinamentos de um dos mais antigos moradores do Retiro. No turno da tarde, após almoçar em um restaurante local, a turma de Biogeografia foi ao campus Retiro do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense ter aulas teóricas sobre os assuntos tratados e iniciar a elaboração da Vivência Biogeográfica, que será realizada pelos licenciandos da UFF com alunos da Escola Municipal Frei João Moreira no dia 29 de Novembro no próprio campus Retiro da UFF-Angra dos Reis.

Zé Maria compartilha suas vivências e experiências sobre o Retiro com turma da UFF contribuindo com a reflexão crítica sobre a relação sociedade-natureza.