Pular para o conteúdo principal

Bacia Escola do Retiro : Uma Sala a Céu Aberto

Dezenas de alunos da rede municipal e futuros professores de Geografia puderam interagir em uma manhã repleta de novas experiências de ensino e aprendizagem em uma verdadeira sala de aula a céu aberto: a Bacia Escola do Retiro. No dia 29 de novembro, 5ª feira, os estudantes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense - Angra dos Reis prepararam atividades lúdicas para ensinar os conteúdos das disciplinas de Hidrologia e Biogeografia aos alunos da Escola Municipal Frei João Moreira. As diferentes “salas de aula” foram os espaços do campus Retiro da Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis e seu entorno, que abrangem diversos ecossistemas, como o manguezal, córregos, praias e florestas, que historicamente vem sendo utilizados e transformados tanto pelos tradicionais caiçaras como pelos moradores e visitantes mais recentes. 

Aula a céu aberto na Bacia Escola do Retiro concluída com muita vibração.

O aprender brincando contou com aulas passeio pela orla, visita a sistemas agroflorestais, jogos de tabuleiro, experiências, construção de maquetes e medidores de chuva, além de vivências dos alunos como cientistas. Os resultados desta atividade podem ser mensurados pela felicidade, tanto dos alunos da escola como dos licenciandos, através dos sorrisos e vibração ao final da atividade. O impacto foi tão positivo que algumas crianças passaram a desejar uma formação em nível universitário em Geografia, uma ciência que estuda o espaço e a relação da sociedade com a natureza. 

Atividades lúdicas para o ensino de Hidrologia e Biogeografia.

Para muitos licenciandos da UFF esta foi uma das primeiras oportunidades de interagir diretamente com o público infantil, sendo esta uma etapa de grande importância na formação destes futuros professores. Além destas oportunidades, os licenciandos em Geografia realizam outras quatro disciplinas de estágio nas escolas municipais e estaduais do município de Angra dos Reis, desenvolvendo o conhecimento didático e geográfico nas unidades escolares. Foi unânime entre os licenciandos o elevado grau de conhecimento que os alunos da Escola Municipal Frei João Moreira possuem, se destacando nas diferentes atividades educativas realizadas.