Boletim Ambiental #09/2018 - Bacia Escola do Retiro

BOLETIM AMBIENTAL #09/2018 – PROJETO BACIA ESCOLA DO RETIRO

Prezados Moradores e Visitantes do Retiro, o coletivo Vigilantes Comunitários da Água - Bacia Escola do Retiro encaminha informações sobre as captações de água para abastecimento público, condições de balneabilidade da Praia do Retiro, fatos relevantes e recomendações:

> CAPTAÇÕES DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO:

No dia 06/11/2018 foi realizada mais uma medição de vazão nas captações do Retiro, com a participação direta do Wellington (SAAE) e do Lucas Dantas e Luiz Gonzaga Ribeiro (alunos de Geografia do IEAR/UFF). Cabe destacar o Retiro possui mais de 01 (um) ano de monitoramento contínuo, sendo algumas das poucas captações de Angra dos Reis com este tipo de levantamento. Com base nas medições realizadas, informamos:

- Captação Vila: a vazão captada (estimada) na barragem da Vila apresentou significativo aumento, atingindo 86 m³/dia, atingindo a máxima do registro histórico iniciado em Agosto/2017, dando fortes indicativos da significativa recarga dos aquíferos (veja o gráfico). Comparado ao mesmo período de 2017, a vazão de captação atualmente é superior (Novembro 2017 = 34 m³/dia). Toda Além da água captada, a água também vertia sobre a barragem*¹. A barragem apresenta pequenos vazamentos, que devem ser corrigidos. O reservatório no momento da medição estava com 100% de sua capacidade*², o que oferece uma reserva de 20 m³.
- Captação UFF: a vazão captada (medida) na barragem também apresentou significativo aumento, atingindo 853 m³/dia, atingindo a máxima do registro histórico iniciado em Agosto/2017, dando fortes indicativos da significativa recarga dos aquíferos (veja o gráfico). Comparado ao mesmo período de 2017, a vazão de captação atualmente é superior (Novembro 2017 = 333 m³/dia). Além da água captada, a água também vertia sobre a barragem*¹. O reservatório no momento da medição estava com 100% de sua capacidade*² (estimada), o que oferece uma reserva de 220 m³. O reservatório apresenta vazamentos, que devem ser corrigidos.

*¹) O fato da água verter sobre a barragem não deve ser entendido como uma perda, mas sim como um fluxo fundamental para a manutenção dos ecossistemas flúvio-marinhos (córregos, mangue e mar).
*²) O fato dos reservatórios estarem cheios (100%) é um indicador que o volume captado é suficiente para a demanda de abastecimento e ainda que existe uma reserva para momentos de maior consumo.

> BALNEABILIDADE DA PRAIA:

Segundo última análise do INEA realizada em 30/10/2018 a Praia do Retiro encontrava-se imprópria para banho (veja tabela).

> FATOS RELEVANTES:

- Nos últimos 35 dias foram acumulados mais de 300 mm de chuva, segundo dados da estação Enseada do CEMADEN (veja gráfico). Estas chuvas têm importância para umedecer o solo e recarregar os aquíferos, possibilitando o aumento das vazões captadas, mas aumentando o risco por deslizamentos no bairro Retiro.

- No dia 08/11/2018 a Defesa Civil de Angra dos Reis emitiu mensagem de evacuação das áreas de risco e deslizamentos do bairro Retiro, em razão dos elevados índices de chuva, que aumentam significativamente as chances de ocorrência de deslizamentos. Maiores informações sobre o Sistema de Alerta e Alarme e as áreas de risco do bairro podem ser acessadas na postagem  Defesa Civil Realizada Ações de Prevenção de Desastres no Retiro.

> RECOMENDAÇÕES:

- Mesmo com os registros de elevadas captações de água para o abastecimento, reforça-se a necessidade de uso racional da água pelos moradores e visitantes, em especial com a chegada da alta temporada, quando o fluxo de visitantes e turistas aumentar. O estudo realizado pelo Projeto Bacia Escola aponta que a população que pernoita no Retiro pode ser 4 vezes maior em dias de pico (sem contar os visitantes que somente passam o dia), o que aumenta em até 6 vezes o consumo de água no bairro.

- Recomenda-se também aos moradores das residências que não possuem ou não sabem se possuem tratamento adequado do esgoto, que façam contato com a equipe do projeto Bacia Escola para orientações.

- A Defesa Civil orienta para que os moradores do bairro cadastrem seus telefones para receberem informações por SMS em primeira mão sobre avisos meteorológicos, alertas e evacuações de áreas de risco. Para isso, cadastrem seus telefones enviando torpedo SMS com o CEP do bairro (no caso do Retiro o CEP é 23930-500) para o número 40199. É fácil, rápido e grátis.

Vigilantes Comunitários da Água - Bacia Escola do Retiro