Formação de Professores na Bacia Escola do Retiro

No último sábado, dia 29 de setembro, estudantes do curso de licenciatura (formação de professores) em Geografia da UFF - Angra dos Reis realizaram trabalho de campo no bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ. Nesta atividade os alunos foram apresentados ao Projeto Bacia Escola do Retiro, que trata o sistema hidrográfico do bairro Retiro como um espaço de pesquisa-ação, educação ambiental e gestão ambiental participativa.

Futuros professores de Geografia aprendem Hidrologia na Bacia Escola do Retiro. Acima: visita aos pontos de interesse hidrológico no Campus UFF Retiro. Abaixo: discussão sobre a relação da água das bacias de drenagem e o ambiente costeiro da praia.

A atividade contou com visita aos diferentes ecossistemas do bairro, como o ambiente de (agro-)florestas, canais de drenagem, manguezais, áreas urbanizadas e praia. Os estudantes tiveram acesso às informações hidrológicas fruto do monitoramento implementado no Retiro, aprenderam sobre a relação da cobertura vegetal com o comportamento da água nas encostas e nos córregos, assim como a importância da gestão hídrica participativa a fim de prevenir problemas relacionados à falta e ao excesso de água, que possuem relação com desastres sócio-ambientais.

Neste mesmo final de semana os estudantes complementaram o trabalho de campo em atividades nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis. No rio Guapiaçu os estudantes visitaram locais que vivenciam conflitos relacionados ao projeto de construir uma barragem para captação de água para o abastecimento da região metropolitana, enquanto na região Serrana conheceram áreas que foram severamente afetadas pela catástrofe de janeiro de 2011, quando aproximadamente 1.500 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos e inundações terem destruído as residências de milhares de moradores, além dos impactos econômicos da ordem de bilhões de reais.

No mês de Novembro estão previstas novas atividades de formação de professores na Bacia Escola do Retiro, desta vez com a participação de estudantes da rede municipal. Os estudantes da UFF prepararão oficinas e experiências para colaborar com a formação de crianças em temas afins à sustentabilidade ambiental.

Estudantes conhecem experiência de resiliência a desastres fruto da mobilização social no Centro Sociocultural do bairro Córrego Dantas, Nova Friburgo/RJ.

Formação de chuvas orográficas (relevo) e o uso intensivo de água na agricultura foram discutidos em Teresópolis/RJ.