Pular para o conteúdo principal

Aprovado Projeto de Saneamento para o Retiro no FMMA

O Conselho Gestor do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) aprovou de forma unânime na última 5ª feira, dia 04 de outubro, o Projeto Bacia Escola: Tecnologia Social para Saneamento do Bairro Retiro. A comunidade do Retiro e parceiros do projeto estiveram presentes na reunião, destacando a importância da aprovação do projeto para melhoria do tratamento de esgoto, apontado como prioridade número #01 nos assuntos pertinentes à água no bairro.

Aprovação do projeto de saneamento contou com apoio dos conselheiros, parceiros e comunidade do Retiro

A falta de tratamento de esgoto acarreta impactos diretos na saúde e na economia, provocando sérias doenças (micoses, diarreias, hepatite, entre outras que também podem levar à morte) e prejuízos econômicos, por redução tanto da capacidade produtiva das pessoas doentes como do atrativo turístico do bairro, reduzindo o faturamento dos restaurantes, bares, mercado e pousadas locais.

O projeto aprovado baseia-se em uma tecnologia social, na qual a comunidade tem papel central na realização de mutirões para instalação dos biodigestores, na aplicação de soluções com microrganismos eficazes (EMs) que potencializam o saneamento, na vigilância da quantidade e qualidade da água, nas ações de educação ambiental e na própria governança do projeto através do Núcleo Comunitário de Sustentabilidade.

A próxima etapa consiste em alinhar com a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo FMMA, os procedimentos para aquisição dos biodigestores, materiais e serviços visando subsidiar a etapa de mobilização dos moradores interessados em fazer parte do projeto.