Inscrição de Interessados no NCS

NÚCLEO COMUNITÁRIO DE SUSTENTABILIDADE
BACIA ESCOLA DO RETIRO

• Breve Histórico:
No segundo semestre de 2017 professores e alunos do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), a Associação de Moradores da Praia do Retiro (AMPR) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizaram o projeto Bacia Escola do Retiro: Gestão Hídrica Participativa. Este projeto contou com o apoio da Iniciativa BIG 2050 (INEA/FAO) e foi desenvolvido no sistema hidrográfico do Retiro, que passou a ser tratado como uma Bacia Escola. Este projeto proporcionou os primeiros estudos hidrológicos e também diversas ações de educação ambiental, resultando em um Plano de Ação Comunitário visando superar os 07 desafios mais relevantes relacionados à água que a própria comunidade do bairro identificou.

Bacia Escola: sistema hidrográfico ou bacia hidrográfica na qual se desenvolvem pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e gestão hídrica participativa.

•  A Ideia do Núcleo Comunitário de Sustentabilidade (NCS):

Para superar os desafios sócio-ambientais faz-se necessário desenvolver um modelo de Gestão Participativa no qual os diferentes atores comunitários discutam coletivamente a sustentabilidade da bacia escola, de forma abrangente e integrada. Desta necessidade, surgiu a ideia de formar o NCS. Inicialmente formou-se um Grupo de Trabalho que pensou em sua missão, valores e visão.

Missão: Discutir, aconselhar, acompanhar e executar as possíveis soluções aos desafios ambientais do bairro por meio da formação de redes inter-pessoais e inter-institucionais, observando e respeitando as próprias dinâmicas naturais e sócio-ambientais tradicionais para a formação de um bairro saudável e sustentável.

Valores: Autonomia, Co-Participação, Transparência, Ecologia de Saberes, Agir Comunicativo e Holismo.

Visão: Transformar o Retiro em um pólo ecológico e um laboratório de moradores-pesquisadores sendo referência para outros bairros para fomentar o desenvolvimento de uma liga de NCS.

• Composição e Atuação do NCS:

A proposta é que o NCS seja composto por representantes dos moradores, empresários locais, parceiros convidados, ONGs locais, grupos de pesquisa e instituições públicas visando: i) viabilizar um espaço democrático com múltiplas visões sobre o território da bacia escola; ii) apoiar a AMPR como um conselho consultivo, mantendo sua autonomia de funcionamento; iii) desenvolver e executar soluções aos desafios ambientais; iv) colaborar com a fiscalização e transparência da aplicação de recursos financeiros em projetos de sustentabilidade; e v) manter a agenda da sustentabilidade como uma prioridade.

Se você ou sua instituição tem interesse em fazer parte do NCS da Bacia Escola do Retiro, preencha o formulário on-line (clique na imagem abaixo).

Atenciosamente,
Grupo de Trabalho de Formação do NCS da Bacia Escola do Retiro