Projeto Bacia Escola do Retiro Inicia suas Atividades

Durante a Semana do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) 2017 foi realizada atividade inaugural do Projeto Bacia Escola do Retiro. Bacia Escola é uma bacia hidrográfica na qual são desenvolvidas atividades de pesquisa científica e de educação ambiental. A Bacia Escola do Retiro abrange o campus do IEAR/UFF no bairro Retiro, Angra dos Reis/RJ, e apresenta grande diversidade de ecossistemas florestais, manguezais e de praia, cobrindo uma área de 121 hectares. A fundação do campus ocorreu após a doação da área pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR) à Universidade Federal Fluminense, que atualmente conta com três cursos (Pedagogia, Políticas Públicas e Geografia), 50 professores doutores e mais de 500 estudantes universitários em Angra dos Reis.

Alunos iniciam atividades no Campus da UFF

As atividades de educação ambiental foram feitas em parceria do IEAR/UFF com a PMAR e Associação de Moradores da Praia do Retiro e contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Frei Fernando Geurtse, vinculada à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Angra dos Reis. A mediação das atividades foi realizada  pelos integrantes do Coletivo de Agroecologia (Ecomuna/UFF), Grupo de Pesquisas em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/PMAR), que estão articulados pela Rede de Educação para Redução de Desastres (RED) e Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA/UFF). Durante o encontro foram realizadas oficinas de construção de terrário e medidores de chuva (pluviômetros), além de iniciar um sistema agroflorestal (SAF) na Bacia Escola com o plantio de mudas de juçara.

Estudantes universitários plantam mudas e constroem pluviômetros com alunos da rede municipal

Na ocasião os moradores do Retiro apresentaram os desafios ao desenvolvimento sustentável do bairro e os professores, estudantes e funcionários da UFF destacaram a importância da conservação dos fragmentos de Mata Atlântica para a manutenção dos serviços ambientais providos pela floresta, como a produção de alimentos, regulação hídrica, provisão de habitats, estabilidade de encostas e redução do efeito estufa. O SAAE apresentou seu sistema de captação, tratamento e distribuição de águas e reforçou como a conservação da floresta da Bacia Escola do Retiro se reflete em uma água de ótima qualidade e quantidade nas nascentes e córrego que abastecem os moradores do bairro.

Moradores do Retiro e funcionário do SAAE destacam a importância da conservação dos ecossistemas

As próximas atividades previstas para a Bacia Escola do Retiro são a ampliação dos sistemas agroecológicos existentes, o monitoramento da vazão e qualidade da água e a realização de novas aulas passeio com estudantes visando fomentar a discussão de sustentabilidade nas escolas do município, todas com a previsão de participação da comunidade local. Também está previsto para o segundo semestre de 2017 a realização de um Encontro de Agroecologia, com definição da delegação da Costa Verde que participará do IV Encontro Estadual de Agroecologia do Rio de Janeiro, a ser realizado ainda este ano em Paraty.

Fotos: Jéssica da Costa Krick (Estudante de Pedagogia do IEAR/UFF)