Alunos da UFF Realizam Trabalho de Campo no Retiro

No último sábado, 08 de Julho, estudantes de licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) realizaram trabalho de campo no Campus Retiro, no município de Angra dos Reis. As atividades envolveram os alunos do 6º período da disciplina Biogeografia, que visitaram os diversos ecossistemas existentes no campus e seu entorno. A UFF já vem utilizando o Campus do Retiro com ações de educação ambiental, agroecologia, prevenção de desastres e formação de professores em parceria com a Associação de Moradores da Praia do Retiro e outros parceiros estratégicos.

Estudantes recebem orientações durante atividade no Campus Retiro da UFF (Foto: Jackson Rodrigues/UFF)

No primeiro local visitado os estudantes observaram através de mapas e da paisagem do entorno as grandes alterações que o bioma Mata Atlântica tem sofrido. Na sequência, avançaram por uma trilha em meio a um importante remanescente de Mata Atlântica, que preserva grande riqueza de espécies. Em meio à mata, os estudantes puderam aprender sobre o funcionamento dos ecossistemas e os serviços ambientais providos pelos ecossistemas florestais.

Alunos e professores caminham para o estuário (Foto: Jackson Rodrigues/UFF)

Outro ponto visitado foi o estuário, local onde as águas de alguns córregos deságuam na praia. Neste ambientes onde ocorre a mistura de água doce e salgada formam-se condições ideais para a ocorrência de algumas espécies vegetais e animais, como alguns moluscos e crustáceos. Por fim, a turma discutiu as condições ambientais dos manguezais, que sofrem degradação em razão da ocupação inadequada de seus ambientes, extração descontrolada da fauna, assim como pelo lançamento de poluentes nos rios e córregos.

Observação das marcas deixada pela fauna que habita a praia  (Foto: Jackson Rodrigues/UFF)

Manguezais da região apresentam sinais de degradação  (Foto: Antônio Silva/UFF)

Além do curso de Licenciatura em Geografia, o IEAR/UFF também oferece o curso Bacharelado em Políticas Públicas e Licenciatura em Pedagogia. Todos os cursos são presenciais, sem cobrança de mensalidades. O IEAR/UFF conta com a atuação de mais de 50 professores com nível de doutorado e os estudantes têm acesso a transporte gratuito e oportunidades em grupos de pesquisa, estágios, monitorias e ampla oferta de projetos de pesquisa, docência, extensão universitária e inovação. Maiores informações sobre os cursos e atividades podem ser acessadas através do site www.iear.uff.br.